1. Síntese da autoavaliação da Unidade e principais recomendações da CAI (Câmara de Avaliação Institucional) referentes ao Projeto Acadêmico do Ciclo anterior
e das ações propostas.
No último ciclo avaliativo, os pontos fortes destacados foram: a excelência da pesquisa acadêmica e a formação que articulam todas as ações do Museu junto à comunidade; a relevância de seus acervos, reconhecidos nacional e internacionalmente em sua especialidade; a importância histórico-arquitetônica de seu edifício-sede; e a diversidade de suas exposições e eventos culturais, conjugando média e curta duração, tanto do próprio acervo quanto de coleções externas, abrangendo diferentes temáticas e períodos históricos. Em reunião de apresentação dos resultados do último ciclo avaliativo, os avaliadores externos destacaram a expertise e excelência do MAC na realização de atividades de cultura e extensão universitária, com destaque para o Programa da Clareira (2021-2023, link para programação
As fragilidades apontadas e reconhecidas pela avaliação externa foram a infraestrutura predial, com especial atenção à finalização de adequação das reservas técnicas do Museu, além de alvará e AVCB, bem como a ausência de um plano de salvaguarda e contingência. Também foi apontado um orçamento não compatível com as atividades-fim, com ausência de alínea para aquisições de obras - o que teria impacto na atualização de seus acervos. Também destacou-se a diminuição do quadro funcional (principalmente especialistas), com especial atenção ao diminuto quadro docente. Observou-se, por fim, o impacto da covid-19 sobre as atividades do MAC, principalmente sobre a visitação presencial, cuja retomada ocorreu apenas em janeiro de 2021.
A CAI recomendou a implantação de uma política de internacionalização e a instituição de uma comissão assessora de acompanhamento das ações para o atual.
Projeto Acadêmico
Cabe esclarecer que o MAC já iniciou algumas ações importantes para tentar avançar nos desafios existentes. Com relação à infraestrutura predial, as obras de adequação
para emissão de alvará e AVCB já estão em andamento, com apoio da Superintendência de Espaços Físicos (SEF, obras iniciadas em 12 de março p.f., com previsão de término em
165 dias). Do ponto de vista da internacionalização, o Museu empreendeu desde pelo menos 2010 várias ações e acordos/parcerias de internacionalização, embora estas não
tenham, ao que parece, se mostrado visíveis. Além da ausência de uma Comissão de Relações Internacionais e da política pertinente, identificamos uma lacuna de registro no
sistema Mundus das atividades ligadas ao intercâmbio e internacionalização, para ter o cadastro das ações. Já solicitamos o acesso ao registro promovendo assim a
documentação e visibilidade das atividades neste setor. Para o próximo ciclo avaliativo, propomo-nos a formalizar uma Política de Internacionalização voltada para o Norte
e Sul Global, que comporá o conjunto de políticas, normas e portarias do MAC. Finalmente, em relação à comissão assessora de acompanhamento, diante do diminuto quadro
docente do MAC, entendemos que a possibilidade de termos uma comissão formada por membros externos à Unidade será fundamental para acompanhamento das ações deste Projeto
Acadêmico.
As fragilidades apontadas continuam no horizonte das ações do Museu para o ciclo avaliativo que ora se inicia, envolvendo atividades-fim e atividades-meio, bem como a proposta de soluções intermediárias para sua realização efetiva nos próximos quatro anos (ver itens 3.1.2, 3.3.2, 3.4.2, 3.5.2 e 4.2, no documento completo).
Outro importante aspecto a ser implementado no MAC diz respeito às ações voltadas à inclusão e pertencimento, cujas metas estão descritas no item 3.5 (Inclusão e Pertencimento). No último ciclo avaliativo, o Museu incorporou temas e objetos de estudo voltados para estudos decoloniais e para a produção artística afrodiaspórica, indígena e transgênero, mas que agora deve ampliar-se para a estrutura do MAC como um todo, no desafio, inclusive, de efetivar uma política de ação afirmativa dentro das normativas da USP.
Conheça o documento completo do Projeto Acadêmico MAC USP
(PDF, 89pgs)