O Grupo de Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos no Museu, coordenado pela Profa. Dra. Cristina Freire tem como um dos seus principais objetivos a investigação de novos paradigmas para o museu de arte contemporânea, analisando as características das práticas artísticas contemporâneas em sua relação com a práxis museológica. As obras de endereçamento conceitual provocam um desafio para os procedimentos convencionais de documentação, catalogação, conservação, preservação, restauração e exibição. Outras categorias advindas de tais obras como livros de artistas, projetos de performances, projetos de instalações, publicações de vários estipes, vídeos e obras digitais e ou efêmeras sugerem outros princípios e funções para o museu de arte. Nesse sentido, o grupo pretende colaborar com investigações para um necessário redesenho e implementação de novos princípios museologicos, assim como o desenvolvimento de ferramentas criticas e teóricas que dêem conta desse tipo de produção artística. O GEACC tem como base para a investigação o acervo conceitual do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo que mantém a única e mais importante coleção de arte conceitual de escopo internacional do país. Angariada a partir de exposições nacionais e internacionais organizadas, sobretudo nos anos 1960/70, por seu primeiro diretor Walter Zanini, inclui obras que se afastavam das noções convencionais de obra de arte. A história das exposições do MAC USP naqueles anos é também foco de pesquisa uma vez que representa um marco importante para o pensamento da museologia da arte contemporânea no Brasil. São também relevantes para os estudos do GEACC as características da produção dos artistas latinoamericanos em suas estratégias e táticas comuns, sobretudo anos 1960/70. Artistas pouco conhecidos ou ausentes das narrativas canônicas são privilegiados para estudos mais aprofundados, buscando uma nova articulação entre história, teoria e crítica na curadoria e pesquisa da arte contemporânea de viés conceitualista.
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