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O Ministério da Cultura e o Museu de Arte Contemporânea da USP apresentam

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE OBRAS DO MAC USP


lista de obras | galeria


O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), ao completar meio século de atividades ininterruptas no campo das artes (o Museu completou 50 anos em 2013) e ocupando sua nova sede, em um edifício projetado por Oscar Niemeyer em 1954, traça uma política para a ampliação de sua Coleção.

A Coleção do MAC USP pode ser descrita a partir de alguns de seus segmentos mais importantes: arte moderna internacional; arte moderna brasileira; arte contemporânea internacional e arte contemporânea brasileira. Cada
um desses segmentos, por sua vez, é dividido em subnúcleos, tais como: artistas italianos modernos; arte conceitual latino-americana, entre outros. A divisão por segmentos e subgrupos tem por objetivo facilitar estudos pontuais, assim como a produção de exposições, catálogos e trabalhos educativos específicos.

Uma das prioridades do Museu, debatida entre a Diretoria atual e suas Divisões Técnico-Científica de Acervo e de Pesquisa - Teoria e Arte, é a ampliação de seu acervo de obras de arte contemporânea produzidas por artistas brasileiros. Dentro desse quadro geral, a proposta é centrar o foco naqueles artistas cujas obras, além do reconhecido mérito artístico e estético possam ser percebidas em seus aspectos sociológicos e antropológicos. Privilegiamos também a representação de arte brasileira de diferentes gerações, em seus diversos estágios da trajetória artística: carreiras mais
sólidas e reconhecidas, até jovens de produção mais recente.

Tal interesse, por sua vez, está ligado a algumas questões bastante caras ao Museu: em primeiro lugar, a ampliação do subgrupo de arte contemporânea brasileira na Instituição supriria a necessidade de integração de vários artistas brasileiros, surgidos nas últimas décadas e que – por razões as mais diversas – ainda não tomam parte da nossa Coleção. Além disso, agregar mais obras ao conjunto já existente cumpriria os objetivos principais do MAC USP, ou seja, colecionar, preservar, estudar e exibir obras de arte contemporânea do país.

Assinala-se que a ênfase em artistas, que trazem em seu trabalho uma dimensão não puramente estética, mas que também privilegiam questões de ordem sociológicas e antropológicas permitirá ao MAC USP traçar programas de exposições
nos quais a arte brasileira e a complexa realidade sociocultural do país serão contempladas em sua heterogeneidade. Nesse sentido, o MAC USP estabeleceu um elenco de artistas representativos, não somente de várias regiões do Brasil,
mas que trouxessem em seus trabalhos dimensões outras, que dessem conta da diversidade da sociedade brasileira.

Desse modo, selecionamos os seguintes artistas: Luiz Braga (Belém/PA), Emmanuel Nassar (Belém/PA), Elida Tessler (Porto Alegre/RS), Marcelo Silveira (Recife/PE), Hudinilson Jr. (São Paulo/SP), Alfredo Nicolaiewsky (Porto Alegre/
RS), Paulo Gomes (Porto Alegre/RS), Ana Maria Tavares (São Paulo/SP) e Theo Craveiro (São Paulo/SP). Como é possível perceber, artistas que atuam no eixo São Paulo/Rio de Janeiro não foram esquecidos na constituição de tal elenco. No entanto, tomamos todo o cuidado para que uma gama substancial de artistas provenientesde outras regiões do país fizesse parte da listagem, com o intuito de torná-la mais representativa do “caldeirão cultural” que caracteriza nossa sociedade.

Lista de obras

LUIZ BRAGA
Belém, PA, Brasil, 1956

Interior Rosado, 1985
pigmento sobre papel fotográfico de
algodão, 70 x 105 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet

Vulto no Porto Pureza, 1988
pigmento sobre papel fotográfico de
algodão, 70 x 105 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet

Mulher de Branco na Venda, 1988
pigmento sobre papel fotográfico de
algodão, 70 x 105 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet

Homem Azul e Aparelhagem, 1988
pigmento sobre papel fotográfico de
algodão, 70 x 105 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


Miss Caipira, 1990
pigmento sobre papel fotográfico de algodão, 105 x 70 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


Menino e Bicicleta, 1991
pigmento sobre papel fotográfico de algodão, 70 x 105 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


Homem e Aparelhagem em Mosqueiro, 2004
pigmento sobre papel fotográfico de algodão, 62 x 92,2 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


Carregador Noturno, 2007
pigmento sobre papel fotográfico de algodão, 70 x 105 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


Circo, 2008
pigmento sobre papel fotográfico de algodão, 70 x 105 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


Barraca Vermelha em Salinas, 2009
pigmento sobre papel fotográfico de algodão, 70 x 105 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


THEO CRAVEIRO
São Paulo, SP, Brasil, 1983

Vanish, 2010
caixa de vidro, espelho, madeira, lâmpada e laranja, 100 x 100 x 17 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


PAULO GOMES
Nova Iguaçu, RJ, Brasil, 1956

O Pampeiro, 2008
impressão digital sobre papel fotográfico,
115 x 150 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


Paisagem, 2001/03
impressão tipográfica sobre papel
115 x 160 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


Saudade, 2000
fotografia pb e impressão digital sobre papel
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet

 

HUDINILSON JR.
São Paulo, SP, Brasil, 1957/2013

Caderno de Referência VI, s.d.
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


Caderno de Referência XVIII, s.d.
off set em cores sobre papel colado sobre papel
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


Caderno de Referência 95, s.d.
caneta hidrográfica sobre papel e off set em cores sobre papel colado sobre papel
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


EMANUEL NASSAR
Capanema, PA, Brasil, 1949

Sem título, s.d.
chapa metálica pintada, 180 x 360 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
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ALFREDO NICOLAIEVSKY
Porto Alegre, RS Brasil 1952

Este é mais Cerebral, 1995/96
acrílica sobre tela e fotocópia sobre papel,
130 x 252 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


Três Histórias - Via Sacra, 2007
impressão digital em cores sobre papel,
150 x 950 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
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MARCELO SILVEIRA


Tudo ou Nada, 2005
madeira, vidro, tecido de algodão, acrílico, lâmpadas, fio de cobre, fio de couro, aço inox e palha,
300 x 500 x 400 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet


ANA MARIA TAVARES
Belo Horizonte, MG, Brasil, 1958

Pallazzo. Desviante Triple_Dia L Hieróglifos Sociais, 2011
impressão digital sobre alumínio composto, lajotas de aço inox e lajotas de aço inox colorido montadas em perfil de Alumínio pintado, 140 x 420 x 18 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet

 

ÉLIDA TESSLER
Porto Alegre, RS, Brasil, 1961

O Homem sem Qualidades Caça Palavras, 2007
impressão digital sobre tela, off set sobre
papel e tecido colado sobre papel cartão
410 x 1335 x 860 cm
Doação Banco Itaú via AAMAC
Apoio Lei Rouanet

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