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PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE OBRAS DO MAC USP

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), ao completar meio século de atividades ininterruptas no campo das artes (o Museu completou 50 anos em 2013) e ocupando sua nova sede, em um edifício projetado por Oscar Niemeyer em 1954, traça uma política para a ampliação de sua Coleção.

A Coleção do MAC USP pode ser descrita a partir de alguns de seus segmentos mais importantes: arte moderna internacional; arte moderna brasileira; arte contemporânea internacional e arte contemporânea brasileira. Cada
um desses segmentos, por sua vez, é dividido em subnúcleos, tais como: artistas italianos modernos; arte conceitual latino-americana, entre outros. A divisão por segmentos e subgrupos tem por objetivo facilitar estudos pontuais, assim como a produção de exposições, catálogos e trabalhos educativos específicos.

Uma das prioridades do Museu, debatida entre a Diretoria atual e suas Divisões Técnico-Científica de Acervo e de Pesquisa - Teoria e Arte, é a ampliação de seu acervo de obras de arte contemporânea produzidas por artistas brasileiros. Dentro desse quadro geral, a proposta é centrar o foco naqueles artistas cujas obras, além do reconhecido mérito artístico e estético possam ser percebidas em seus aspectos sociológicos e antropológicos. Privilegiamos também a representação de arte brasileira de diferentes gerações, em seus diversos estágios da trajetória artística: carreiras mais
sólidas e reconhecidas, até jovens de produção mais recente.

Tal interesse, por sua vez, está ligado a algumas questões bastante caras ao Museu: em primeiro lugar, a ampliação do subgrupo de arte contemporânea brasileira na Instituição supriria a necessidade de integração de vários artistas brasileiros, surgidos nas últimas décadas e que – por razões as mais diversas – ainda não tomam parte da nossa Coleção. Além disso, agregar mais obras ao conjunto já existente cumpriria os objetivos principais do MAC USP, ou seja, colecionar, preservar, estudar e exibir obras de arte contemporânea do país.

Assinala-se que a ênfase em artistas, que trazem em seu trabalho uma dimensão não puramente estética, mas que também privilegiam questões de ordem sociológicas e antropológicas permitirá ao MAC USP traçar programas de exposições
nos quais a arte brasileira e a complexa realidade sociocultural do país serão contempladas em sua heterogeneidade. Nesse sentido, o MAC USP estabeleceu um elenco de artistas representativos, não somente de várias regiões do Brasil,
mas que trouxessem em seus trabalhos dimensões outras, que dessem conta da diversidade da sociedade brasileira.

Desse modo, selecionamos os seguintes artistas: Luiz Braga (Belém/PA), Emmanuel Nassar (Belém/PA), Elida Tessler (Porto Alegre/RS), Marcelo Silveira (Recife/PE), Hudinilson Jr. (São Paulo/SP), Alfredo Nicolaiewsky (Porto Alegre/
RS), Paulo Gomes (Porto Alegre/RS), Ana Maria Tavares (São Paulo/SP) e Theo Craveiro (São Paulo/SP). Como é possível perceber, artistas que atuam no eixo São Paulo/Rio de Janeiro não foram esquecidos na constituição de tal elenco. No entanto, tomamos todo o cuidado para que uma gama substancial de artistas provenientesde outras regiões do país fizesse parte da listagem, com o intuito de torná-la mais representativa do “caldeirão cultural” que caracteriza nossa sociedade.

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