menu lateral

Boccioni. Opere Inedite

3 de outubro, 19 horas

Palestra com o autor do livro Boccioni. Opere inedite, Editado na Itália pela Maretti Editore, em 2022. Alberto Dambruoso vive em Roma, é historiador da arte, professor da Academia de Belas Artes de Frosinone, crítico e curador independente.

Tradução simultânea (italiano/português)
Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia
Parceria MAC USP e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo

Umberto Boccioni morreu há mais de cem anos, em 1916. E mesmo depois de sete anos da publicação do catálogo geral sobre sua obra, publicado por Maurizio Calvesi e Alberto Dambruoso, continua a surpreender estudiosos e amantes da arte. Boccioni. Opere inedite (ainda sem tradução para o português), apresenta 45 obras do artista (pinturas, desenhos e uma escultura), descobertas nos últimos seis anos que testemunham sua extraordinária produção realizada em um intervalo de 20 anos e se adicionam ao corpo de obras relevantes do artista.

A descoberta de alguns desenhos preparatórios para pinturas já conhecidas e vice-versa - que em um caso conduziu a uma pintura inédita - confirma a prática do artista, já presente em numerosos desenhos conhecidos que resultaram em pinturas a óleo: Boccioni tinha por hábito realizar vários estudos em papel (da composição geral da obra aos mínimos detalhes) antes de pegar os pincéis.

Algumas obras inéditas encontradas fora da Itália – na França, na Alemanha, na Inglaterra e no Brasil, mostram que o colecionismo de obras de Boccioni iniciou muito cedo e seguiu-se a uma circulação de suas obras nas primeiras mostras internacionais, bem como em mostras coletivas do grupo futurista - caso das exposições em Paris (1912 e 1913), Berlim (1912 e 1913), Londres (1912 e 1914), Bruxelas (1912), Roterdã (1913) e São Francisco (1915).



MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo