menu lateral

Protocolo Diário - Instalação / Performance

20 NOV 2022, domingo, das 15 às 20h
Entrada Gratuita

Protocolo Diário

Instalação / Performance - Prêmio Histórico de Realização em Artes Visuais

Durante a pandemia Monica Cardim atendeu ao primeiro e principal protocolo de saúde, o confinamento, e se encontrou em casa, sozinha, com suas ideias, seu tempo, seu corpo e um olhar sobre si mesma. O recolhimento abriu espaço para a criação de um protocolo diário de se apresentar como mulher, negra e artista, “um momento de me colocar como o corpo a ser identificado”, diz a artista.

Assim começou a produzir as séries de autorretratos PROTOCOLO DIÁRIO, uma experiência sensível de entender o confinamento e a relação do seu corpo com o espaço cotidiano, em uma forma exagerada de convívio com as máscaras sociais presentes em seu armário, gavetas, estante. “São minhas roupas, tecidos, objetos e minha relação com esse espaço que me constroem e me permitem manter contato com o mundo externo” define.

No MAC USP, a instalação/performance PROTOCOLO DIÁRIO apresenta os autorretratos realizados durante o isolamento. Cada uma das séries de imagens será projetada em três tecidos estendidos de forma triangular. As projeções, como um cânone visual, giram tal qual um relógio, permitindo ao público acompanhar a passagem do tempo. No centro das projeções a artista reproduzirá parte de seu estúdio de fotografia para registrar a última sessão dos protocolos, encerrando o processo e celebrando a passagem do tempo e os novos encontros. Uma experiência íntima que pode ser acompanhada pelo público em um exercício de generosidade e compartilhamento visual.

A instalação acontece a partir das 15h, e a performance da artista se inicia às 18h.

A ação PROTOCOLO DIÁRIO foi contemplada pelo PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM ARTES VISUAIS – Artistas, do EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 50/2021. 



MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo