menu lateral

MAC USP Bastidores
Série de quatro lives abordando as exposições em preparo no MAC USP
Dias 8, 15, 22 e 29 de agosto (sábados), às 11 horas

Conjunto de quatro lives no canal do MAC USP no youtube, realizado durante o mês de agosto, abordará as exposições que estão em preparo no Museu. A primeira acontece no mesmo momento de lançamento da exposição on-line Video_MAC, resultado do projeto de pós-doutorado de Roberto Cruz, que conversará com um dos artistas da exposição, Gabriel Borba. Regina Silveira e o arquiteto Ãlvaro Razuk conversam sobre a expografia da grande retrospectiva da artista, que revê o conjunto de sua obra no acervo e apresenta suas doações recentes ao Museu. A exposição é uma parceria com a Fundação Bienal de São Paulo para a 34a. Bienal de São Paulo (2021). A conversa de Paulo Nenflídio com Helouise Costa aborda a exposição do artista selecionada através do Edital de Exposições do MAC USP de 2019/2020. Por fim, Ana Magalhães e Patrícia Freitas conversam sobre a exposição “Projetos para um cotidiano moderno no Brasil, 1920-1960â€, que resultou da pesquisa em torno de obras de artes aplicadas do acervo do MAC USP, levada a cabo pelo Grupo de Pesquisa “Narrativas da Arte do Século 20â€.

Participantes

Roberto Moreira S. Cruz é produtor cultural e curador independente. Na área acadêmica é mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2001) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2012). Realizou pesquisa de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte do MAC-USP (2019). Foi gestor do Itaú Cultural entre os anos de 2001 e 2011, onde realizou projetos na área de audiovisual e artes visuais.

Gabriel Borba Filho (São Paulo, 1942) No começo dos anos 1970 começou a experimentar trabalhos com vídeo tornando-se um dos pioneiros da vídeoarte no Brasil. Participou ativamente da dinâmica experimentalista do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), durante a gestão de Walter Zanini, onde realizou os três vídeos que pertencem à coleção do Museu.

Regina Silveira (n.1939) nasceu em Porto Alegre, Brasil e vive em São Paulo. Ao longo de mais de cinco décadas, Silveira, uma figura crítica na arte conceitual brasileira, investigou a tensão entre movimento e perspectiva espacial, inserindo significado político em instalações que respondem a locais específicos. Reconhecida por suas explorações paródicas do espaço através de construções geométricas, a obra de Silveira é celebrada tanto pelo rigor conceitual quanto pelo impacto formal. Graduada pela UFRG em 1959, nos anos 60, iniciou sua formação artística sob a tutela do pintor expressionista Iberê Camargo, e também estuda litografia e xilogravura. Com Doutorado na ECA/USP (1984), onde lecionou a partir de 1974, tem extensa carreira docente desde os anos 60 expõe individualmente e participa de Bienais e coletivas, nacionais e internacionais. Foi bolsista das fundações Guggenheim (1991), Pollock-Krasner (1993) e Fulbright (1994). Possui obras em inúmeros museus e coleções do Brasil e exterior.

Ãlvaro Razuk é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo com especialização em projetos para exposições culturais, cenários e museografia. Trabalha nesta especialidade desde 1996 tendo desenvolvido diversos projetos para vários artistas, curadores e instituições no Brasil e exterior.

Paulo Nenflidio é artista plástico, trabalha na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Suas obras são esculturas, instalações, objetos, instrumentos e desenhos. Em 2017 participou da Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul.

Helouise Costa é curadora e professora livre-docente do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Ana Magalhães é curadora, professora livre-docente e atualmente diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Patrícia Freitas é Doutora em História da Arte pela Unicamp, especialista em muralismo na primeira metade do século XX. Atualmente encerra seu pós-doutorado no MAC USP, em que pesquisou o artista italiano Bramante Buffoni e suas relações com as chamadas artes aplicadas e decorativas em São Paulo.

Programação
Aos sábados, 11:00 horas

08 de agosto Vídeo_MAC
Roberto Cruz e Gabriel Borba

15 de agosto Regina Silveira: Outros paradoxos
Regina Silveira e Ãlvaro Razuk

22 de agosto Universo Invisível
Paulo Nenflídio e Helouise Costa

29 de agosto Projetos para um cotidiano moderno no Brasil
Ana Magalhães e Patrícia Freitas

Coordenação: Ana Farinha e Marta Bogéa
Organização: Sérgio Miranda e Marilda Giafaro
Mediação: Sérgio Miranda

Canal do MAC USP no youtube



MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo