menu lateral

APACHE: Materiais inteligentes de embalagem e expositores como ferramenta para a conservação preventiva do patrimônio cultural
2 de abril de 2019, terça-feira, das 10h às 12h30
MAC USP Ibirapuera

Palestra gratuita com Antonio Mirabile e Piero Baglioni.

O projeto APACHE, financiado pela União Europeia, tem por objetivo desenvolver uma combinação de novos materiais de embalagem, com base em modelagem de materiais e tecnologias de sensores sem fio (WST) que fornecem sistemas inteligentes, de baixo custo e fáceis de implantar para o armazenamento e exposição de bens culturais.

Um dos principais objetivos do APACHE é reduzir custos dos sistemas de monitoramento e controle ambiental, desenvolvendo e personalizando novos materiais inteligentes e acessíveis, com base nos avanços da ciência dos materiais e na modelagem contínua. Esses novos recursos podem substituir dispositivos passivos e sistemas dispendiosos de monitoramento que, além de caros, são trabalhosos de calibrar e não informam a detecção correta em tempo hábil.

A palestra, organizada pelo Consórcio APACHE, deverá iniciar com uma visão geral de todo o programa, concebido em torno de três orientações principais de pesquisa: modelagem, novos materiais e estratégia de difusão.

Programa
10h–10h40 Piero Baglioni: projeto APACHE, visão geral
10h40–11h30 Piero Baglioni: modelagem, absorventes e sensores
11h30–12h10 Antonio Mirabile: plano de treinamento e transferência a interessados
12h10–12h30 Perguntas e esclarecimentos

Público: Especialistas das áreas de preservação e exposição de bens culturais (conservadores, restauradores, documentalistas, museólogos, museógrafos, arquitetos, estudantes e pesquisadores)

Vagas:100 - por ordem de inscrição.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS. Informações:+55(11) 2648 0983 / 2648 0264 - rejaneelias@usp.br/alavezzo@usp.br


Antonio Mirabile é conservador, restaurador e pesquisador com projetos de capacitação profissional, consultoria e restauro de bens culturais desenvolvidos em inúmeros países.

Piero Baglioni é professor titular do Departamento de Físico-Química da Universidade de Florença - CSGI - Itália.


This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation programme under Grant Agreement n° 814496


MAC USP Ibirapuera - Avenida Pedro Ãlvares Cabral, 1301 - CEP: 04094-050 - São Paulo-SP



MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo