Em Cartaz |
8/9/1999 a 14/3/2000 |
O Brasil no Século da Arte (Recorte 1906 - 1951) |
A exposição O Brasil no Século da Arte, que pôde ser visitada na Galeria SESI/FIESP entre abril e agosto deste ano, mostrava a arte brasileira no panorama da arte mundial no século XX tal como representada no acervo do MAC. |
26/8/1999 a 5/12/1999 |
Obra em Contexto - Nina Moraes |
Objetos banais dispersos no cotidiano como vidros de compotas são arranjados em prateleiras e formam aqui a paisagem primária da poética de Nina Moraes. São fragmentos salvos do descarte e alçados à categoria de obra, gesto esse realizado na trilha aberta pelos ready-made de Marcel Duchamp no início desse século que expandiram definitivamente a noção de objeto de arte. |
26/8/1999 a 5/12/1999 |
Testemunhos - Marina Godoy e Eide Feldon |
O Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta a instalação Testemunhos, reunindo trabalhos das artistas Eide Feldon e Marina Godoy onde o tempo, a memória e o imaginário interpretam de forma crítica - sob a óptica feminina a comunicação de massa, a velocidade da mídia, a sociedade pós-moderna. Nas palavras da curadora da exposição, a pesquisadora Silvia Meira, "o tempo se congela em histórias cuja memória armazena o infinito. Presas a essas narrativas, as artistas captam um sentimento de eterna constância, contam fatos, configurados num passado presente de objetos 'mnésicos'". |
26/8/1999 a 5/12/1999 |
Heranças Contemporâneas III |
Heranças Contemporâneas III é o terceiro e mais recente resultado do mapeamento crítico do projeto Tendências Contemporâneas, realizado no MAC USP - com o apoio da FAPESP - pela professora e crítica de arte Katia Canton. Através dos trabalhos de treze artistas, a exposição apresenta ao público a produção contemporânea da nova geração, aliada a um estudo de correntes, linhagens e heranças estéticas que a permeiam e que remontam, nos termos escolhidos pela curadora, ao tema "Desfetichização, Fantasmática e Pensamento". |
17/6/1999 a 2/2/2002 |
Ciranda de Formas: Bichos - Jogos, Brinquedos e Brincadeiras |
Ciranda de Formas é apresentada a partir de uma seleção de obras do acervo cujo critério, entre outros, foi a diversidade no tratamento plástico. |
17/6/1999 a 2/2/2002 |
O Toque Revelador - A Poética das Formas |
|
1/6/1999 a 25/7/1999 |
Receptáculos |
O título abriga containers de meditação, ausência e emoção que guardam intrincadas redes de discursos afetivos.
Nessa mostra-instalação, o que une o trabalho das artistas Shirley Paes Leme, Sandra Tucci e Beth Moysés é o encontro com o limite, a iminência de uma explosão de sentidos, materializada sob a forma de recipientes. Em seus materiais construtivos—o metal, o cetim e o acrílico/cristal--as obras buscam adestrar e organizar universos emocionais.
|
1/6/1999 a 25/7/1999 |
Múltipla Escolha |
|
1/6/1999 a 25/7/1999 |
Deslocamentos |
Deslocamento é uma palavra-chave na descrição das últimas décadas deste século. Sob mais de um aspecto. Na sociedade humana, o que se vê são milhões, centenas de milhões de pessoas que se deslocam incessantemente de um lugar para o outro – dentro de um mesmo país, de um mesmo continente ou de um continente para outro – em busca de uma vida melhor ou da mera sobrevivência. As diásporas nunca foram tantas e tão intensas.
|
28/4/1999 a 15/8/1999 |
O Brasil no Século da Arte |
O lugar da arte na sociedade nunca foi tão grande e marcante como ao longo do século XX. Nunca tanta arte foi feita e vista por tanta gente, nunca antes a arte esteve presente em toda parte de modo tão intenso.
Nesse cenário, a arte firmou sua vocação internacionalista, radicalizada na arte moderna e na arte contemporânea. O tradicional critério de divisão da arte por nação ou território perdeu sentido. |