menu lateral

Histórias da Arte para Crianças - Programação 2019
Coordenação: Renata Sant'Anna (educadora - MAC USP)

O programa têm como objetivo aproximar as crianças das obras de artistas contemporâneos brasileiros presentes no acervo do MAC, a partir da apresentação da vida e da produção dos artistas selecionados por meio da leitura de livros destinados aos leitores mirins, observação das obras no Museu e atividades práticas relacionadas ao processo criativo do artista.

16 | fevereiro
Escrita do barulhinho – a máquina de escrever
Nessa atividade realizaremos um encontro entre a arte e a literatura infantil visitando a exposição Ecos Mecânicos – A máquina de escrever a e a prática artística, com curadoria de Cristina Freire. Motivadas pela leitura do livro A máquina de histórias, de Tom McLaughlin (Ed. Companhia das Letrinhas), as crianças poderão criar seus textos ou imagens, utilizando a máquina de escrever.
Saiba mais.

4 | maio
Qual é a sua impressão?
O encontro vai apresentar as diferentes técnicas de gravura presentes nas obras da exposição Atelier 17 e a gravura moderna nas Américas, com curadoria de Ana Gonçalves Magalhães, Carolina Rossetti de Toledo e Peter John Browlee. Após a leitura do livro Gravura Aventura, de Kátia Canton (Ed. Difusão Cultural, 2011), os participantes irão realizar uma atividade para experimentar a impressão.
Saiba mais.

8 | junho
J’ai faim (estou com fome) de arte – menu de artistas franceses
O encontro pretende mostrar a presença dos alimentos na produção dos artistas franceses André Lhote, Georges Braque e Henri Matisse, entre outros, presentes na exposição Visões da arte no acervo do MAC USP. Apoiados ainda na leitura do livro Para Comer Com os Olhos, de Renata Sant’Anna (ed. Panda Books), os participantes desenvolvem uma atividade prática.
Saiba mais.

31 | agosto
As mil Miras - desenhos de linhas e letras
O encontro vai apresentar as diferentes linguagens utilizadas pela artista Mira Schendel observando suas obras presentes nas exposições Memorial do Desenho, Ecos Mecânicos – a máquina de escrever e a prática artística e Visões da Arte no Acervo do MAC USP. Após a leitura do livro "A Travessura – Mira Schendel, de Renata Sant’Anna e Valquíria Prates" (Ed. Paulinas, 2014), os participantes irão experimentar algumas práticas de desenho da artista.
Saiba mais.


Voltar

Localização

Contato

Ouvidoria

Crédito | Conteúdo