Fotógrafos da Vida Moderna
Período: 10/7/2008 a 28/09/2008
MAC USP Cidade Universitária
MAC USP Ibirapuera (Pavilhão Cicillo Matarazzo)
A exposição Fotógrafos da Vida Moderna traz um conjunto de imagens clicadas por ícones da fotografia nacional e internacional no período entre guerras; a maior parte da mostra é composta por originais da coleção que pertenceu a Edemar Cid Ferreira, nunca exposta, além de imagens do acervo do Museu e do Instituto de Estudos Brasileiros da USP; curadoria é de Helouise Costa.
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De 10 de julho (abertura às 19 horas) a 28 de setembro, o MAC USP - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - apresenta a exposição Fotógrafos da Vida Moderna no seu espaço do Parque do Ibirapuera. Com curadoria de Helouise Costa, a mostra reúne 154 fotografias, sendo 124 da coleção do Banco Santos, 19 do acervo do Museu de Arte Contemporânea e 11 do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. O projeto museográfico é de Ricardo Resende.
Em 2005, o MAC-USP recebeu da 6a Vara Federal Criminal, a guarda provisória de parte da coleção de Edemar Cid Ferreira e esta é a primeira grande exposição organizada pelo Museu com esse legado. A mostra tem, entre outros, o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da permanência dessa importante coleção em uma instituição pública, dada a inexistência de um patrimônio fotográfico como este em território nacional.
Esta exposição apresenta fotografias que, direta ou indiretamente, remetem às transformações culturais advindas da modernização. A modernização transformou a experiência visual do cidadão urbano e muitos artistas passaram a considerar a fotografia como o único meio capaz de representar a dinâmica da vida moderna. A fotografia passou a ser entendida prioritariamente como imagem de consumo, produzida para circular na forma impressa. É o momento da consolidação de um mercado para a fotografia e da profissionalização da atividade de fotógrafo.
Esta exposição mostra a permanência de certos temas, como a cidade, o retrato do artista, o nu e o movimento, bem como a reiteração de um certo tipo de olhar nos mais diversos contextos sócio-culturais. Esse fenômeno, que pode ser observado em imagens de fotógrafos brasileiros, mexicanos, franceses, alemães, norte-americanos, japoneses, entre outros, aponta para a internacionalização de uma nova visão de mundo, resultante do intenso trânsito de pessoas, informações, idéias e técnicas, característico do período que abarca as décadas de 1920 a 1950, cobertas pela exposição.
Integram a mostra, também, alguns exemplares das revistas ilustradas Vu, Life e Paris Match, nos quais foram publicadas imagens dos fotógrafos presentes na exposição.
Fótografos presentes na exposição:
Ademar Manarini; Albert Renger-Patzsch; Alexandre Rodtchenko; Alice Brill; André Kertész; Athos Bulcão; Barbara Morgan; Berenice Abbott; Bill Brandt; Brassaï; Carl Mydans; Carl Van Vechten; Cornell Capa; Dora Maar; Edward Steichen; Edward Weston; Emmy Andriesse; Étienne-Jules Marey; Eugene Smith; Geraldo de Barros; Germaine Krull; German Lorca; Gisèle Freund; Gjon Mili; Harold Edgerton; Henri Cartier-Bresson; Herbert List; Hildegard Rosenthal; Horst Paul Horst; Imogen Cunningham; Jean Lecoq; Jean Manzon; Jacques Henri-Lartigue; Jorge de Lima; Josepha Haveman; Kineo Kuwabara; Larry Morris; Laure Albin-Guillot; Leni Riefenstahl; Lucien Clergue; Lucien Bloch; Man Ray; Manuel Alvarez Bravo; Margareth Bouke-White; Martha Holmes ; Ormond Gigli ; Philippe Halsman; Pierre Verger; Richard Avedon; Robert Doisneau ; Robert Frank; Thomas Bouchard; Thomaz Farkas; Weegee.
Lista de obras (PDF)
Folheto da exposição (PDF)
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