Boletim
Seminário Internacional de Conservação de Escultura Moderna
Cronologias
As seguintes cronologias, das duas obras em gesso de Umberto Boccioni, Formas Únicas de Continuidade no Espaço e Desenvolvimento de uma Garrafa no Espaço, e suas respectivas fundições, e da obra de Marino Marini, Grande Cavalo, foram desenvolvidas através de uma pesquisa com base na documentação disponível no próprio Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em sua seção de catalogação, bem como material pesquisado nos arquivos da Fundação Bienal de São Paulo, e com base em confrontação da bibliografia disponível sobre o tema.

Não há um catálogo raisonné da obra de Umberto Boccioni, bem como as notícias das fundições são escassas e difusas. Com essa cronologia almejou-se recolher e confrontar toda essa informação em um só lugar, para que funcionasse como referência à futura pesquisas.

No caso da obra de Marino Marini, o controle das fundições parece mais fácil, por terem sido em sua maioria, assim como no caso da obra do MAC USP, acompanhadas pelo artista, sendo que se tem notícia de apenas três fundições em bronze e o gesso parece ter sido destruído.
Marina Barzon Silva
Galeria
As imagens dessa galeria são referênciadas nos textos disponiveis em pdf ao lado. Só podem ser visualizadas neste site.
Formas Únicas
de Continuidade no Espaço e Desenvolvimento de uma Garrafa
no Espaço

de Umberto Boccioni
_
Great Horse

by Marino Marini
© 2014 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo