Anais
MODERNIDADE LATINA
Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano
Conferências
9 DE ABRIL, TERÇA-FEIRA
MANHÃ
9h00 - Abertura: Pró-reitoria de Relações Internacionais da USP
9h15 - Angelo D’Orsi: O fascismo, os intelectuais e a política da cultura
9h45 - João Fábio Bertonha: A política cultural da Itália fascista no Brasil: O soft power de uma potência média em terras brasileiras
10h15 - Intervalo
10h30 - Ana Gonçalves Magalhães: Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura italiana no Entreguerras no Acervo do MAC USP
11h00 - Andrea Cortez Alves: A catalogação do acervo do antigo MAM e sua atualização no MAC USP
11h20 – Debate
12h00 – PAUSA PARA ALMOÇO
TARDE
14h30 - Mario Sartor: O futurismo italiano e seus ecos latinoamericanos
15h00 - Renata Rocco: Gino Severini no acervo do MAC USP
15h30 - Intervalo
15h45 - Vanessa Bortulucce: Comunicação Gráfica futurista e seus reflexos no Brasil
16h15 - Zeno Birolli: As esculturas de Boccioni no MAC de São Paulo
16h45 – Debate
17h15 – ENCERRAMENTO DO DIA

10 DE ABRIL, QUARTA-FEIRA
MANHÃ
9h00 - Silvia Bignami: “Monumentalidade fascista”: a arte pública nos anos trinta
9h30 - Neville Rowley: Do Quattrocento italiano ao Novecento brasileiro: Pio Semeghini, Fulvio Pennacchi e Piero della Francesca
10h00 - Intervalo
10h20 - Ana Carolina de Moura Delfim Maciel: Piccola Italia: os italianos da Companhia Cinematográfica Vera Cruz
11h20 – Debate
12h00 – PAUSA PARA ALMOÇO
TARDE
14h30 - Sileno Salvagnini: Carlo Cardazzo: as origens de sua coleção e da Galleria del Cavallino
15h00 - Chiara Fabi: Anos trinta e mostras de arte italiana no exterior
15h30 – Intervalo
15h45 - Cristina Rossi: Sarfatti e Venturi, dois críticos italianos na trama da arte moderna argentina
16h15 - Ana Cândida de Avelar: “O nosso pensamento sobre Lionello Venturi”: considerações acerca da homenagem ao crítico italiano durante o 2º Congresso Nacional de Críticos de Arte
16h45 – Debate
17h15 – ENCERRAMENTO DO DIA

11 DE ABRIL, QUINTA-FEIRA
MANHÃ
9h00 - Paolo Rusconi: Via Brera n. 16. A galeria di Pietro Maria Bardi
9h30 - Viviana Pozzoli: 1946! Por que Pietro Maria Bardi decide deixar a Itália e partir para o Brasil?
9h50 - Eugênia Gorini Esmeraldo: Bardi e o museu
10h20 - Intervalo
10h40 - Luciano Migliaccio: Pietro Maria Bardi crítico de arte no Brasil
11h10 - Carolina Leonelli: Teatro e museografia em Lina Bo Bardi. Entre a Itália e Salvador
11h30 – Debate
12h00 – PAUSA PARA ALMOÇO
TARDE
14h30 - David Rifkind: Pietro Maria Bardi, Quadrante, e a arquitetura fascista italiana
15h00 - Silvana Rubino: Lina Bo e Pietro Maria Bardi: um casal italiano na São Paulo do pós-guerra
15h30 - Intervalo
15h45 - Ana Luisa Ribeiro: As exposições de Lina Bo Bardi
16h45 – Debate
17h15 – Encerramento

Obs.: Ethel Leon e Milene Soares Cara não puderam participar das conferências, por motivo de força maior, mas seus textos constam no volume para mantermos o mapeamento da pesquisa atual sobre a questão no Brasil. Silvana Rubino apresentou sua comunicação, mas o respectivo texto estava já comprometido com uma outra publicação, e por esta razão, não consta neste volume.
© 2014 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo