Anais
MODERNIDADE LATINA
Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano
Apresentação
Modernidade Latina. Os Italianos e os centros do Modernismo Sulamericano resulta de um seminário internacional promovido pelo MAC USP e pela FAU USP, no quadro de um acordo de cooperação acadêmica entre o MAC USP e o Dipartimento dei Beni Culturali e Ambientali da Università degli studi di Milano, entre 9 e 11 de abril de 2013. Foi parte integrante de uma série de atividades dentro do acordo e concomitante à exposição Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana do Entreguerras (MAC USP) e ao mini-curso Anos 1930 na Itália. As artes figurativas, as revistas e as exposições durante o Fascismo.

Reunimos aqui os textos apresentados ao longo do seminário, que visou trazer ao público brasileiro um conhecimento mais aprofundado da cultura artística, arquitetônica e industrial, e da evolução do sistema expositivo na Itália, entre a fase inicial da modernização industrial do país, e a reconstrução depois da Segunda Guerra Mundial, esclarecendo as numerosas e importantes relações existentes com o colecionismo de arte moderna e o surgimento de uma original experiência museal no Brasil, com a criação do MASP, das Bienais, e do MAM. O evento objetivou ainda inserir os intercâmbios italo-brasileiros dentro do contexto mais amplo do aporte cultural da imigração italiana nos países do Conesul, colocando uma perspectiva de cooperação entre estudiosos e instituições acadêmicas dos países da América Latina e, em particular, dos membros do Mercosul.

(...)
Ana Gonçalves Magalhães
Historiadora da arte, docente e curadora do MAC USP. Possui bacharelado em História pela UNICAMP (1992), mestrado em História da Arte e da Cultura pela mesma universidade (1995) e doutorado em História e Crítica da Arte pela USP (2000).
Paolo Rusconi
Professor associado de História da Arte Moderna na Faculdade de Estudos Humanísticos da UNIMI, Itália, junto ao Dipartimento di Beni Culturali e Ambientali e ao Collegio di Dottorato in Humanae Litterae. Mestrado em letras modernas junto à UNIMI (1993) e Doutorado pela mesma instituição (2001).
Luciano Migliaccio
Professor Doutor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU USP e professor visitante da UNICAMP. Graduação em Letras pela Scuola Normale Superiore Di Pisa (1982), graduação em Letras e Filosofia pela Universitá degli Studi di Pisa (1982) e doutorado em História da Arte Medieval e Moderna pela Universitá degli Studi di Pisa (1990).
© 2014 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo