26 SET 2017 - 15 DEZ 2017
Entrada Gratuita

 

Di Cavalcanti - Papel em Destaque


Di Cavalcanti
(Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1897 - Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1976)

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo revisita mais uma vez a obra de Emiliano Augusto Cavalcanti de Paula Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti, já tendo organizado mostras em 1954 (aqui nos referimos ao antigo Museu de Arte Moderna), 1964-1969 (itinerante, já como MAC USP), 1976 e 1978 (Porto Alegre), 1983, 1985, 1997 e 2013. Para o MAC USP é quase uma obrigação mostrar ao público o acervo que temos de Di Cavalcanti, pois o museu recebeu como doação 564 desenhos do artista, dos quais apenas três (doados por Pola Rezende) não foram ofertados e selecionados por ele mesmo. Temos ainda na coleção do MAC USP telas muito emblemáticas de Di Cavalcanti, entre elas, O Beijo (c. 1923), mas o destaque que queremos fazer neste momento é o conjunto de obras em papel, não apenas pela quantidade de desenhos que temos no acervo, mas por representarem todas as vertentes do fazer artístico de Di Cavalcanti.

Di Cavalcanti utilizou muitas técnicas sobre papel, como guache, crayon, lápis de cor, pastel, aquarela, grafite, nanquim, caneta tinteiro, caneta esferográfica e scrap board, sempre com maestria. Empregando estes materiais produziu retratos, projetos de decoração, de cenários e de murais, ilustrações, cartazes e caricaturas.

Comemoramos os 120 anos do nascimento de Di Cavalcanti apresentando 41 desenhos do acervo do MAC USP. Nos painéis, estão representados os temas apontados pela curadora da exposição, enquanto nas vitrinas, são enfatizados os projetos comissionados, que demandam uma observação mais próxima e detalhada.

Convidamos o público da Universidade de São Paulo e o que nos visita na nova galeria da Reitoria a fruir a variedade que caracteriza as obras selecionadas para a presente exposição, e que representam e documentam todas as fases de um dos artistas brasileiros mais reconhecidos, nacional e internacionalmente.

Carlos Roberto F. Brandão
Diretor MAC USP

© 2017 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo