26 SET 2017 - 15 DEZ 2017
Entrada Gratuita

 

Di Cavalcanti - Papel em Destaque


Di Cavalcanti no Acervo do MAC USP
Marco Antonio Zago
Reitor da Universidade de São Paulo

É com grande satisfação que acolhemos a exposição Di Cavalcanti: Papel em Destaque, na Galeria da Reitoria. Nesta mostra, temos a oportunidade de celebrar os 120 anos do nascimento de Di Cavalcanti, um dos artistas mais emblemáticos do modernismo brasileiro e com grande representatividade no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

A produção gráfica do artista é extensamente representada no Museu e um dos conjuntos mais significativos do patrimônio artístico da Universidade, com mais de 500 desenhos - do período de 1920 a 1952 -, englobando charges, ilustrações, painéis, projetos para cenários e explorando diversas técnicas e estilos. A homenagem ao artista é devida, não apenas pela relevância de sua trajetória no modernismo brasileiro, mas também pela sua generosa doação ao antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1952, posteriormente integrada ao patrimônio da USP.

A Galeria da Reitoria é um espaço no térreo do edifício da administração central da Universidade, no campus de São Paulo. O espaço foi recentemente remodelado para apresentar uma programação cultural voltada à divulgação dos importantes acervos museológicos e das diferentes coleções da USP. Sua função é estreitar o relacionamento com a comunidade interna, mas também atrair o público de fora do meio acadêmico. Os acervos dos Museus da USP são um importante vetor para dar visibilidade às infinitas possibilidades de produção cultural: eles permitem que a Universidade atinja de perto, por meio de seu relevante patrimônio museológico, um espectro de pessoas muito mais amplo.

A exposição é, também, um convite para que todos visitem a nova sede do MAC USP, no Ibirapuera, o novo destino cultural da cidade de São Paulo.

© 2017 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo