26 SET 2017 - 15 DEZ 2017
Entrada Gratuita

 

Di Cavalcanti - Papel em Destaque


Di Cavalcanti: Papel em Destaque
Helouise Costa
Curadora
Divisão de Pesquisa - Teoria e Crítica MAC USP

Di Cavalcanti iniciou sua atividade artística como desenhista, em 1914, tendo mantido sua dedicação ao desenho ao longo de toda sua trajetória artística. O papel foi seu suporte preferencial tanto para os exercícios descompromissados do traço, quanto para os trabalhos comissionados que realizou paralelamente à pintura. Do total de 564 desenhos de Di Cavalcanti, pertencentes ao acervo do MAC USP, selecionamos um conjunto de 41 para esta exposição, buscando apresentar alguns dos aspectos mais característicos de sua produção gráfica. Os desenhos estão distribuídos em quatro módulos, que não obedecem uma ordenação cronológica.

Cenas e personagens brasileiros mostra o comprometimento de Di Cavalcanti em retratar o Brasil em seus diferentes aspectos socioculturais. Os personagens urbanos têm uma presença marcante, materializando-se numa grande diversidade de tipos. A Figura feminina bem poderia estar incluída neste segmento, mas optou-se por destacá-la dada a importância dessa temática na obra de Di Cavalcanti. Já no conjunto de Retratos, charges e caricaturas, podemos observar personagens importantes do panorama cultural e artístico com os quais Di se relacionou. Por fim, é possível conhecer um pouco mais dos trabalhos comissionados que o artista produziu, entre ilustrações para livros e revistas, projetos de cenários de teatro e painéis decorativos.

Os desenhos de Di Cavalcanti nos colocam diante de um artista extremamente versátil, orientado pela capacidade de responder a diferentes demandas. A grande diversidade de técnicas que utiliza e as variações estilísticas que adota em seus desenhos são extremamente reveladoras da personalidade inquieta de um artista que encontrou no papel um espaço de liberdade e experimentação.

© 2017 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo