15 MAR 2014 - 29 JAN 2019
Entrada Gratuita


A partir de um grande conjunto de obras de Rafael França e de seu arquivo pessoal doado ao MAC USP em 1993, o Museu vem trabalhando na conservação, documentação e catalogação de sua obra, assim como na organização do arquivo do artista, aberto a estudantes e pesquisadores.

Rafael França, com formação junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA USP durante os anos 1970, desde o início manteve laços fortes com esta Universidade, destacando-se como um então jovem artista comprometido, tanto com as novas tecnologias como canais de expressão, quanto com intervenções urbanas. Este seu último interesse o fará associar-se a outros dois artistas, Mario Ramiro e Hudinilson Júnior (com exibição concomitante de sua obra neste Museu), para a criação de um dos grupos mais ativos no campo da arte, durante o final dos anos 1970 e início da década seguinte: o 3NÓS3.

Rafael França – Entre Mídias, com curadoria de Helouise Costa – que, desde 1993, dedica-se ao estudo do acervo de Rafael França – apresenta um recorte inédito da obra do artista, centrado na experiência que ele realizou com a imagem fotográfica e nas relações desta com o vídeo.

O MAC USP está certo de que, com esta mostra de França em sua Nova Sede, não apenas volta a destacar a obra de um dos mais importantes artistas ligados às novas tecnologias no país nas última décadas, como também “presta contas” ao público do meticuloso trabalho de conservação e pesquisa que fornece as base justificam o papel importante de um museu público e universitário voltado para a arte contemporânea no Brasil.

Tadeu Chiarelli
Diretor





© 2014 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo