15 MAR 2014 - 29 JAN 2017
Entrada Gratuita


A trajetória artística de Rafael França foi breve, porém, produtiva e diversificada. Em pouco mais de dez anos, do seu período de iniciação em Porto Alegre até sua derradeira atuação no Instituto de Arte de Chicago, o artista transitou entre o desenho, a gravura, o xerox, o vídeo, as intervenções urbanas, as montagens fotográficas e as videoinstalações. De toda a sua produção as incursões no universo da fotografia permanecem ainda hoje pouco conhecidas, especialmente se comparadas com os seus vídeos e videoinstalações que nos últimos anos têm sido objeto de diversas mostras, publicações e pesquisas acadêmicas.

Esta exposição busca lançar foco sobre as experimentações realizadas por Rafael França no campo do fotográfico e sobre as possíveis relações destas com o restante de sua produção. Para tanto foram reunidas, além de montagens fotográficas, obras em gravura, xerox e vídeo, evidenciando-se que a imagem fotográfica não tinha existência autônoma para o artista e colocava-se, sobretudo, como elemento de ligação e/ou passagem entre as diferentes mídias com as quais ele trabalhou.

O fotográfico é utilizado por Rafael França para explorar o potencial dos espaços entre mídias: é a fotografia que pode servir de base à gravura, o xerox que por vezes almeja ser fotografia e a imagem fotográfica que se origina do vídeo e reinventa as narrativas. Ao incorporar a imagem fotográfica em sua poética, França aponta para a inevitabilidade da contaminação entre mídias na contemporaneidade e, mais do que isso, evidencia o fotográfico não apenas como uma forma de produzir imagens, mas como um modo peculiar de refletir sobre o próprio trabalho no universo mais amplo das imagens híbridas e seus desdobramentos.

Helouise Costa
Curadora





© 2014 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo