15 MAR 2014 - 29 JAN 2017
Entrada Gratuita


No arquivo de Rafael França pertencente ao MAC USP, encontram-se projetos incompletos de trabalhos por ele denominados de Photomontagens que nunca chegaram a se realizar. Expostos agora pela primeira vez esses projetos eram formados por esquemas desenhados em papel quadriculado e conjuntos de fotografias em cores tomadas de alguns de seus vídeos e ordenadas de acordo com uma estrutura narrativa própria, que não buscava mimetizar a imagem em movimento, mas explorar as características da imagem fotográfica em sua materialidade. O arquivo conta ainda com os esquemas de montagem decalcados e recortados em cartão prateado.

As fotografias apresentadas na exposição, juntamente com seus respectivos projetos em duas outras vitrines, foram numeradas pelo próprio artista e correspondem aos esquemas originais desenhados por ele. Por ocasião da exposição Photomontagem (São Paulo, Galeria Paulo Figueiredo, 1990) o artista assim explicou o seu trabalho:

“PHOTOMONTAGEM é uma série de fotografias feitas a partir de vídeos. Estas fotos foram montadas com o objetivo de reeditar estes vídeos através da imagem estática. O resultado é um outro sistema de narrativa utilizando a imagem fixa como elemento para uma estória”.

Cronologia do Artsita

1957 - Nasce Rafael Luiz Zacher França em Porto Alegre/RS.

1973-1977 – Faz cursos de desenho, pintura e litografia no Atelier Livre da Prefeitura, Porto Alegre/RS

1978 - Muda-se para São Paulo para cursar a graduação em Artes Plásticas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde tem como professores Regina Silveira, Julio Plaza, Carmela Gross, Evandro Carlos Jardim, Donato Ferrari, Annateresa Fabris, Jorge Carvajal e Walter Zanini, entre outros.

1979 – Faz curso de offset no Centro de Estudos Aster, sob orientação de Regina Silveira, para o qual presta serviço de monitoria, o que lhe confere acesso facilitado ao atelier de gravura para realização de seus trabalhos; funda, juntamente com Hudinilson Jr. e Mário Ramiro, o grupo 3NÓS3 voltado para a realização de intervenções urbanas; inicia experimentações com xerox.

1981 - O fechamento do Aster acarreta o fim das pesquisas do artista com técnicas de gravura. Participa das exposições coletivas Gravura Jovem e Foto/Ideia no MAC USP.

1982 – Obtém licenciatura em Artes Plásticas pela ECA USP; recebe bolsa de estudo da Fullbright para realizar mestrado nos Estados Unidos; fixa residência em Chicago; sua mudança para os EUA acarreta a dissolução do grupo 3NÓS3.

1984 - Finaliza o mestrado em Artes na School of the Art Institute of Chicago, EUA, (Master of Fine Arts) e passa a transitar entre Chicago e São Paulo com intensa atividade em palestras, cursos, exposições, curadoria e participação em mostras individuais e coletivas; produz os vídeos Reencontro e Getting Out.

1985 - Inicia atividade docente na School of the Art Institute of Chicago, EUA; participa da XVIII Bienal Internacional de São Paulo com a videoinstalação Tempo-Espaço Descontínuo.

1986 - Finaliza seu segundo mestrado em Artes na School of the Art Institute of Chicago, EUA, (Master of Art History). Produz o vídeo As if Exiled in Paradise . Ministra a palestra Fotografia um Apanhado Histórico-Crítico no MAC USP.

1987 - Ministra a palestra Arte e Tecnologia: Expressões, Confrontos e Desdobramentos e o curso de difusão cultural Bienais: Percursos e Percalços no MAC USP .

1988 – Realiza a curadoria da Mostra de Videoarte da XIX Bienal Internacional de São Paulo ; apresenta a videoinstalação Videowall na Galeria Paulo Figueiredo em São Paulo. Apresenta toda sua produção em vídeo no Espaço Vídeo MAC - Panasonic (MAC USP) e publica o texto 20 Anos de Produção Independente no catálogo da mostra.

1989 – Realiza a curadoria da mostra Vídeo Arte-Chicago apresentada no MAC USP.

1990 - Exposição Photomontagens na Galeria Paulo Figueiredo em São Paulo. Lança o seu vídeo Insônia no MAC USP

1991 - Manifesta por escrito a vontade de doar seus livros para a Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP, bem como sua coleção de vídeos, para o Museu de Arte Contemporânea da USP; morre em Chicago, vítima de complicações de saúde decorrentes da AIDS; logo após sua morte as suas obras em papel, a sua coleção de vídeos e o seu arquivo pessoal são doados ao MAC USP por Regina Silveira, Geraldo Rivello e Marcelo Araújo e seus livros são encaminhados para a ECA USP


© 2014 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo