Em 1979 o colecionador Theon Spanudis decidiu tornar pública sua coleção particular doando todas as 453 obras ao Museu de Arte Contemporânea da USP. “Se outros seguissem nosso exemplo, o MAC se tornaria o mais completo e valioso museu do país”, escreveu sobre a doação. Desde então as obras têm integrado diferentes mostras do Museu e, por vezes, organizadas em torno da coleção inicial. Em ALFREDO, ELEONORE, FANG E MIRA: ASPECTOS DA PINTURA NA COLEÇÂO THEON SPANUDIS , o Museu apresenta 23 pinturas que estabelecem um rico diálogo em que o interesse em subordinar o tema escolhido ao caráter plano do quadro é o principal fator de união entre os quatro artistas.

Enfatizar as relações possíveis entre poéticas tão singulares – sem esquecer que Eleonore Koch foi discípula de Volpi – é abrir ao público a possibilidade de convívio, não apenas com as obras de artistas referenciais de nossa pintura, mas com uma amostra da imensa generosidade de Spanudis. Entre elas, por exemplo, está Casas de Itanhaém , de 1951, uma das mais importantes obras de Alfredo Volpi, exposta na I Bienal de São Paulo, e primeira tela adquirida por Spanudis no Brasil. Além de Volpi e Koch, a mostra traz obras raramente vistas de Chen-Kong Fang e Mira Schendel.

Theon Spanudis nasceu na Turquia em 1815, filho de pais gregos. Por imposição do pai, um médico pediatra, Theon foi estudar medicina em Viena e de lá saiu doutorado, especialista em Psicanálise, em 1940. Dez anos depois, em 1950, veio ao Brasil a convite da Sociedade Brasileira de Psicanálise, onde lecionou até 1957. Amante das artes desde pequeno, incentivado pela mãe, Theon logo freqüentava ateliês de pintores e foi um dos primeiros a incentivar e colecionar obras de Alfredo Volpi. Tinha início sua importante coleção e em 1957, Theon abandou de vez a psicanálise para se dedicar à produção literária e à crítica de arte. Participou do movimento neoconcreto e foi um dos criadores da poesia cinética brasileira. Como crítico de arte escreveu em revistas como Habitat (1958-1965) e Cavalo Azul (1966). Faleceu em São Paulo em 12 de setembro de 1986.