Alfredo, Eleonore, Fang e Mira: aspectos da pintura na ColeçãoTheon Spanudis

Tadeu Chiarelli
Diretor

As pinturas desta exposição formam uma antologia das obras que em 1979 foram doadas ao MAC USP por TheonSpanudis, psicanalista descendente de gregos, nascido em Izmir (Turquia) em 1915 e falecido em São Paulo em 1985 – cidade em que atuou no campo da psicanálise, da literatura e das artes.

Esta seleção de obras produzidas por Chen-Kong Fang, Eleonore Koch, Mira Schendel e Alfredo Volpi estabelece um profícuo diálogo entre esses quatro artistas, em que o interesse por operar a subordinação do “tema” ao caráter plano do quadro é o principal fator de união entre eles.

Reuni-los de forma assim seleta, enfatizando asrelações possíveis entre poéticas tão singulares – sem esquecer, é claro, de que Eleonore Koch foi discípula de Volpi –, é abrir ao público a possibilidade de convívio, não apenas com as obras desses artistas tão sensíveis ao fato plástico, mas, ao mesmo tempo, com uma amostragem da imensa generosidade de Spanudis. Afinal, foi por sua decisão de tornar público o que era privado que todos nós podemos, mais uma vez, entrar em contato com uma das mais importantes obras de Alfredo Volpi – Casas de Itanhaém , 1951 -, primeira obra adquirida por Spanudis no Brasil, exposta na I Bienal de São Paulo. Por outro lado, é igualmente por meio desse seu mesmo espírito público que nos é permitido admirar, com o devido interesse, pinturas raramente vistas do próprio Volpi, e também de Schendel,Koch e Fang.

Em um texto escrito por Spanudis sobre sua doação ao Museu, ele finaliza seu depoimento afirmando: “Se outros seguissem o nosso exemplo (...) o MAC se tornaria o mais completo e valioso museu do país (...). Tomara que outros sigam o nosso exemplo. Enfim o país possuiria um museu completo de tudo de valioso que se criou nesta terra de extensões infinitas e mesclagem raciais tão profusas e frutíferas.” Fica aqui o recado de Spanudis.