menu lateral

Coordenação
Andrea Amaral Biella (educadora - MAC USP)

O Viva Arte! é um programa de inclusão socioeducativa e cultural do Serviço Educativo do MAC USP. O objetivo principal do programa é aproximar - da linguagem das artes visuais e do Museu - populações adultas socialmente excluídas desse universo. O programa busca ampliar o repertório estético-cultural a partir da leitura de obras em exposição no MAC USP e de aulas expositivas e práticas, assim como contribuir para o desenvolvimento das atividades de geração de renda ou terapia ocupacional que esse público realiza em instituições sociais ou de saúde das quais é integrante.


Programação 2017

Viva Arte! é um programa de inclusão socioeducativa e cultural da Divisão Técnico-científica de Educação e Arte do MAC USP, que tem por objetivo aproximar da linguagem das artes visuais e do Museu, populações adultas socialmente excluídas desse universo, assim como profissionais de instituições de saúde ou social.

1 | Dezembro
Formação continuada para profissionais de saúde e educação social no MAC USP
Destinado a profissionais da saúde e educadores sociais, o encontro apresenta as ações do programa Viva Arte! e alguns dos resultados obtidos junto ao seu público: usuários de unidades de CAPS e CECCO ou de ONGs. Estima-se, deste modo, que novos participantes de instituições da saúde ou sociais venham a frequentar as ações desse programa de inclusão socioeducativa e cultural da Divisão Técnico-científica de Educação e Arte do MAC USP, que tem por objetivo aproximar da linguagem das artes visuais e do Museu, populações adultas socialmente excluídas desse universo, assim como profissionais de instituições de saúde ou social.

4 | outubro - 29 | novembro
Representações em paisagem I
Este curso pretende ampliar os conhecimentos em artes visuais e o repertório estético e cultural de adultos não habituados à frequentação de museus de arte, a partir da leitura de obras em exposição no MAC USP e de aulas expositivas e práticas. Serão discutidos temas da arte moderna e contemporânea, com extroversão em oficinas práticas sobre processos artísticos em desenho.

28 | abril - 24 | novembro
Formação continuada para profissionais de saúde e educação social no MAC USP - entre territórios, saberes e práticas na São Paulo multicultural
Neste curso, de formação continuada para profissionais de saúde e educadores sociais, serão conceituados aspectos do multiculturalismo e da migração sob diferentes motivações, além de discutir as produções de artistas estrangeiros no país, assim como a representação de migrantes através das exposições em cartaz no MAC USP e demais exposições pela cidade de São Paulo no decorrer do ano letivo. Buscar-se-á uma melhor compreensão das produções artísticas através da experiência, por meio de atividades práticas e reflexivas.

Voltar

Localização

Contato


Crédito | Conteúdo