PAISAGEM CONSCEITUAL: PUBLICAÇÕES DE ARTISTAS E A IMAGEM DA CIDADE EUROPEIA
Período: 13/8/2009 a 4/10/2009
Local: MAC USP Cidade Universitária
Com curadoria de Anne Thurmann-Jajes, a exposição apresenta 33 obras da coleção do Neues Museum Weserburg, da Universidade de Bremen. São cartazes, postais, gravuras, livros de artista e fotografias que apresentam uma visão de vinte artistas sobre o contexto urbano de cidades europeias.
Paisagem Conceitual
Paisagem Conceitual
Publicações de Artistas e a Imagem da Cidade Europeia
Apresentação
Lisbeth Rebollo Gonçalves
A arte contemporânea possibilita um campo de pesquisa que extrapola representações nacionais.
São relevantes, com freqüência, as possíveis analogias e/ou diferenças entre o realizado em diversas partes do mundo . Para melhor compreender tais similaridades e diferenças esse projeto enfoca dois contextos bem distintos: Europa Ocidental (Alemanha) e América Latina (Brasil), tomando como ponto de partida o recorte conceitual da arte dos anos 1960/70. Os caminhos das pesquisas realizadas em dois contextos tão distintos têm convergido para buscar plataformas intercambiáveis de interpretação, mas também canais de extroversão de distintas coleções (MAC-USP e Neues Museum Weserburg, Universidade de Bremen) por meio de diversos instrumentos como publicações, exposições, seminários e palestras.
A presente exposição inaugura uma série de iniciativas que buscam dar visibilidade a obras e artistas nos dois contextos ( Brasil e Alemanha), tomando como plano comum a contemporaneidade da crítica e os problemas correlatos inerentes à investigação desenvolvida em ambos os museus. Estão envolvidas nesse processo de intercâmbio de idéias e projetos as pesquisadoras Profa. Dra. Cristina Freire do Museu de Arte Contemporânea/ Universidade de São Paulo, Brasil, e Profa. Dra. Anne Thurmann-Jajes do Neues Museum Weserburg/ Universidade de Bremen, Alemanha.
A apresentação de linhas convergentes de trabalho, presente nessa mostra, possibilita que o Museu seja o lugar privilegiado de encontro entre especialistas e o público.
Texto do Curadora
Texto da Curadora
Anne Thurmann-Jajes
curadora da exposição
A paisagem da cidade apresenta a arte do ver, a experiência da cidade capturada nos limites da figura, a delicadeza das coisas à margem, que é a fonte da apreciação artística.
Portas, passagens, mercados, vedute e fachadas de construções dominam a imagem da cidade européia: Barcelona, Veneza, Amsterdã, Paris, Londres, Berlim.
O mercado é um elemento fundamental para as cidades européias: como um espaço especial para vida urbana, defini-se pela polaridade entre o público e o privado, o modelo que oscila entre o mercado e a residência particular. A cidade européia representa o nascedouro da sociedade civil. Ao caminhar pelas cidades européias, o cidadão das sociedades atuais pode se tornar consciente de sua própria história. Nesse sentido, a história urbana européia é uma história de emancipação, origem da modernidade Ocidental.
Os artistas tomaram a cidade e sua história por meio de uma grande variedade de aproximações como tema, através dos tempos. Numa abordagem conceitual apresentam em diferentes perspectivas como se constitui a cidade e a vida urbana, seja do ponto de vista arquitetônico, sócio-político, urbano ou turístico. Uma apreciação mais conceitual de sua produção destaca não apenas ações dos artistas mas também elementos determinantes no contexto urbano, problemas da cidade contemporânea, referências da história da arte, assim como transformações e abstrações artísticas.
A exposição apresenta cartazes, cartões postais, gravuras, livros de artista, arte sonora, filme e fotografias, concebidas e realizadas por artistas.
Lista de Obras
Lista de Obras
Stanley Brown
• Porta: Reguliersgracht 27. Amsterdã, 1989
Daniel Buren
• Lenda (I & II), 1970
Peter Downsbrough
• Crest (A Torre), 1995
• Sem Título (Sobre o porto de Bremen), 1993
• Sem título (Mapa de Bremen-Hulsberg, Corte), 1993
• Unidade da Boulevard da Liberdade, 33 – Rennes, 1993
• Um lugar – Düsseldorf , 1977
Hans-Peter Feldmann
• Paris, 2005
Hans-Peter Feldmann e Christian Konrad
• A Igreja de São Johannis em Düsseldorf , 1999
Claus Hänsel
• Wroclaw, 1981
Joseph W. Huber
• Portas são cartões de visita de uma cidade 1 , s/d
• Portas são cartões de visita de uma cidade 2, s/d
Edmund Kuppel
• A vedette e os outros, 1994
Boris Mihailov
• No chão , 1996
• O Crepúsculo, 1996
Antoni Muntadas
• A La Virreina, 1998 (frente)
• A La Virreina, 1998 (verso)
• On Translation: Culoarea, 1998
• Museu Ci dade , 1994
Joan Rabascall
• Ode (Freudiana) a Barcelona, 1976
Józef Robakowski
• O Mercado (Rynek), 1970
Dieter Roth
• Quebra-cabeça Postal Piccadilly , s/d
• Trabalhos Reunidos. Band 36. 96 Pi ccadillies , 1977
Valeri Scherstjanoi e Andreas Hagelüken
• Berlim, uma poesia sonora, 2006
Jean Frédéric Schnyder
• Zugerstrasse Baarerstrasse, s/d
J an Swidzinski
• Olhe para o campo , 1981
Nicolás Uriburu
• Coloração Uriburi (Venice), 1973
Stephen Willats
• Eu vivo em um bloco de concreto. Märkisches Viertel em Berlim, 1980
Ruth Wolf-Rehfeldt
• Construção, 1977
• Fachada, 1989
• Arquitetônico, 1977
• Perspectiva de um arranha-céu, 1977
• Fachadas de casas, 1989