MAC no Facebook    

menu lateral

JOAQUIM SÁNCHEZ

1/9/2008 a 5/10/2008
MAC USP Ibirapuera

O MAC USP Ibirapuera mostra três trabalhos em vídeo do artista Joaquin Sánchez (Eusébio Ayala, Paraguai, 19 de maio de 1975), selecionados pela crítica de arte Cecília Baya.

Tejidos (2002)

Tecidos
Performance, 2002
Fotografias de tecidos, animação, som, vídeo hdv - 5' 10''



Uma cápsula circular com água serve de suporte para meu corpo nú sobre o qual se projetam imagens de tecidos. Esses tecidos milenares foram animados para sincronizar com os tecidos de meu corpo: os músculos, coluna, pulmões e coração.

Depois de haver estado na bolsa amniótica, nosso primeiro contato exterior se faz com os tecidos que nos secam e envolvem. No mundo andino, o awayo (tecido tradicional utilizado pelas mulheres para carregar seus filhos) é desenhado especialmente para cada indivíduo e reflete o imaginário e as crenças ancestrais da comunidade.

Sin Culpa (2004)

Sem Culpa
Vídeo-instala&ção, 2004
Fotografia, som, vídeo hdv - 5' 25''



Em uma sala escura vemos uma foto de tamanho real de um casal nú adornado com máscaras da "diablada de Oruro" (dança tradicional boliviana). Sobre essa fotografia projeta-se a mesma imagem, mas em movimento, criando um jogo onde as figuras calçam e se desprendem da foto.

A Instalação proporciona um encontro entre a foto fixa e a imagem em movimento e apresenta um sentido lúdico de uma existência repleta de contradições.

Mboi Pirá

Mboi Pirá
Vídeo-instalação, 2007
Quatro projeções rotativas e uma projeção fixa. Cor, som, super 8, 16 mm , Vídeo hdv 1'23''



UUm coração de forma orgânica feito de látex, dentro do qual me encontro nu, flutua à deriva no lago Titicaca.

A deliberada in-ação foi registrada com várias câmeras de diferentes formatos e partindo de diferentes pontos de vista.

Para mim o coração é um mecanismo indispensável que não só expele imagens para o mundo, mas também atua como um salva-vidas, já que não sei nadar.