MAC no Facebook    

menu lateral

MAC CONTEMPORÂNEO - INSTALAÇÕES~: ACERVO MAC USP

7/10/2008 a 10/5/2009
MAC Cidade Universitária

Uma seleção das instalações pertencentes ao acervo do MAC USP, destacando os artistas Jesús Rafael Soto, Simon Benetton, Marcelo Cipis, Marwan Rechmaoui, Bernadita Vattier e Yoko Ono.

MAC Contemporâneo - Instalações

Lisbeth Rebollo Gonçalves
Diretora do MAC USP

A poética contemporânea permite diferentes interações. No caso das Instalações, a obra não se completa sem a presença do espectador - personagem central na composição deste tipo de produção artística. Nas instalações, a tríade tempo - espaço - espectador fornece os subsídios necessários para a vivência estética, impelindo uma "nova verdade" que se modifica a cada relação, seja espacial, temporal ou de experimentação: a exposição dessas obras constitui sua própria essência. A mostra MAC Contemporâneo - Instalações: Acervo MAC USP oferece ao público uma seleção das instalações pertencentes ao acervo do Museu, destacando os artistas Jesús Rafael Soto, Simon Benetton, Marcelo Cipis, Marwan Rechmaoui, Bernardita Vattier e Yoko Ono.

O Penetrável de Plástico, s/d, de Jesús Rafael Soto, oferece ao espectador experiências estéticas visuais, táteis e sensoriais: o público penetra no ambiente translúcido. Em O Jardim dos Filósofos e Além, 1989/1990, de Simon Benetton, apresentam-se questões conceituais que remetem ao pensamento, indagação e, principalmente, reflexão. A disposição das esculturas, integrantes da obra, cria uma relação de contraste entre fragilidade, advinda da forma de cada peça, e rigidez, transmitida pelo seu material (aço cromado). Em Cipis Transworld Art Industry Commerce, 1994, o artista cria uma obra divertida com cores fortes. Direciona o olhar do espectador e o convida à participação lúdica. O ambiente elaborado por Marcelo Cipis alude ao comércio, especialmente, ao da arte. No trabalho Idêntica Identidade, 2002, de Bernardita Vattier, a identidade é um jogo externo e transitório. A instalação de Bernardita desperta a reflexão sobre a identidade ser ou não imutável. Destacam-se, ainda, aquisições recentes do MAC USP: Espectros, 2006, de Marwan Rechmaoui, mostra, sob a ótica do artista, o comportamento dos moradores do Yackobian, edifício modernista construído na década de 1960, no Líbano. Em Ex it (Os portões do Inferno são apenas um Jogo de Luz ), 1997/2007, Yoko Ono dispõe caixões, em três tamanhos (pequenos, médios e grandes) com plantas naturais (ficus), indicando a efemeridade da vida e o "eterno retorno".

Desse modo, nas instalações presentes na exposição MAC Contemporâneo - Instalaçes: Acervo MAC USP enfatizam-se o conceito de poÉtica contemporÂnea, especialmente, as relaÇÕEs espa&ÇO - tempo aliadas À capacidade de recepção estética.