Heresias - Uma Retrospectiva de Pedro Meyer
Período : 16/10/2008 a 16/11/2008
MAC USP Ibirapuera
Exposição que abre simultaneamente em cerca de 60 instituições ao redor do mundo traz um conjunto de 40 imagens em grande formato do fotógrafo mexicano Pedro Meyer, que desde o final da década de 1980 dedica-se a experiências com imagens digitais. A curadoria em São Paulo é de Helouise Costa.
Press-release
Press-release
Sérgio Miranda
Jornalista - Assessor de Imprensa MAC USP
[email protected] - (11) 2648.0299
MAC USP Ibirapuera expõe fotografias de Pedro Meyer Exposição que abre simultaneamente em cerca de 60 instituições ao redor do mundo traz um conjunto de 40 imagens em grande formato do fotógrafo mexicano Pedro Meyer , que desde o final da década de 1980 dedica-se às experiências com imagens digitais. A curadoria em São Paulo é de Helouise Costa.
De 16 de outubro (abertura às 19 horas) a 16 de novembro, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo apresenta a exposição Heresias: uma retrospectiva de Pedro Meyer . Com curadoria de Helouise Costa, a mostra reúne 40 imagens do fotógrafo mexicano que na década de 1980 deu início às suas experiências com a fotografia digital e numérica. Heresias não é apenas uma exposição de fotografia. Trata-se de um projeto concebido pelo fotógrafo que abarca a realização de exposições simultâneas em cerca de 60 instituições museológicas ao redor do mundo, a organização de um livro referencial sobre sua obra, a difusão de CD-ROMS temáticos, a realização de seminários, oficinas e projetos educativos, além da disponibilização de sua produção na rede mundial de computadores.
A dinâmica proposta por Meyer para a realização das exposições integrantes do Projeto Heresias é inédita e original. O fotógrafo convidou dez curadores de diferentes países para realizar uma pré-seleção de fotos a partir de seu arquivo com aproximadamente 300 mil imagens. As fotografias selecionadas foram colocadas à disposição, por meio da internet, para que os curadores dos museus participantes realizassem suas próprias escolhas. Esta estratégia propiciou um novo modo de conceber a curadoria, não mais pensada como um trabalho autoral isolado, mas como uma atividade compartilhada e, até certo ponto, interativa.
Desta forma, cada um dos museus participantes irá apresentar o seu próprio recorte da extensa obra de Pedro Meyer. No Museu de Arte Contemporânea da USP a seleção ficou por conta de Helouise Costa, curadora responsável pela área de fotografia do Museu, que procurou evidenciar a natureza híbrida da produção de Meyer. São imagens que transitam entre o analógico e o digital, o real e o virtual, a realidade e a ficção, o pictórico e o fotográfico, o instante decisivo e a encenação. As heresias em jogo dizem respeito a transgressão dessas fronteiras e a subversão do caráter documental da fotografia.
O Projeto Heresias reverte-se de especial importância para o MAC-USP, não só pela possibilidade de integrar uma rede de instituições museológicas interessadas em debater as questões sobre a fotografia e a arte na era digital, mas também pela oportunidade de incorporação deste formidável conjunto de 40 imagens ao acervo do Museu. A exposição Heresias: uma retrospectiva de Pedro Meyer conta com o apoio do Consulado Geral do México em São Paulo.
Projeto Heresias