menu lateral

IV Simpósio Internacional Digital: Espaços da Mediação - Desenho como prática da Memória
23 a 25 de agosto de 2021
chamada para textos

Acesse programação completa aqui. (.PDF)

Envio de submissão até 18 de julho de 2021 (prorrogação do prazo do edital)

A Comissão Organizadora do “IV Simpósio Internacional Digital - Espaços da Mediação – desenho como prática da memória” informa a abertura da chamada de textos com os seguintes temas:
1) Educação e arte na pandemia
2) Desenho como linguagem contemporânea
3) Mediação das histórias da arte

O “IV Simpósio Internacional Digital - Espaços da Mediação – desenho como prática da memória” tem como objetivo principal comentar e estimular as produções nas áreas de educação, arte, desenho como linguagem contemporânea e histórias da arte. Por meio da reunião de especialistas, nacionais e estrangeiros, que já se debruçaram sobre alguns aspectos ligados a esses temas, busca-se estabelecer possibilidades de troca de conhecimento, aprofundamento histórico e ampliação das discussões teóricas acerca desses fenômenos. O Simpósio possibilitará, também, a constituição de bibliografia de referência em português por meio da publicação de textos selecionados por comissão editorial.

O evento ocorrerá de 23 a 25 de agosto de 2021 através de plataforma digital. A temática do Simpósio originou-se com a exposição Memorial do Desenho no MAC USP, as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e no Grupo de Pesquisa Arte na Educação, na Formação de Professores e no Currículo Escolar. O evento conta com o apoio do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA USP), Grupo de Pesquisa Arte na Educação, na Formação de Professores e no Currículo Escolar - CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Os interessados, pesquisadores mestres ou doutores, mestrandos ou doutorandos inscritos em programas de pós-graduação, devem enviar seus textos para a avaliação da comissão científica. Os textos terão duas classificações:
(1) os que serão aceitos para publicação em livro digital e
(2) os que serão aceitos para publicação em livro impresso (caso aprovado o financiamento pelas agências de fomento) além do livro digital.

Haverá seleção dos textos aprovados para uma apresentação oral nos horários destinados às mesas de comunicações no decorrer do evento. Os interessados deverão enviar, para cursosmac@usp.br, até 30 de junho de 2021, a redação final, revisada, de seu texto, com as seguintes características:
• Arquivo em formato .docx.
• O nome do arquivo deve seguir o exemplo: "SILVA JM & SOUSA MA - Título resumido do artigo".
• Máximo de 10 páginas (já inclusas as imagens, quando houver, e referências); ou, aproximadamente, 5.000 palavras (quando não houver imagens).
• Até 4 (quatro) imagens/figuras - que não ultrapassem 1 (uma) página.
• Resumo em português e inglês de até 7 linhas e 5 palavras-chave (e keywords).
• Configuração da página: Tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm; não numerar as páginas.
• Título em português e inglês, com fonte Times New Roman (TNR) de tamanho 14, negritado e centralizado - apenas a primeira letra do título e de nomes próprios em caixa alta; em negrito - ex.: As obras de Portinari no acervo do MAC USP.
• Nome dos autores em fonte TNR de tamanho 12, alinhado à direita, com chamada de nota de rodapé para a vinculação institucional dos autores. Não colocar a titulação dos autores junto ao nome. Adotar a ordem: autor principal (o que teve maior participação na composição do artigo e da pesquisa relatada), coautor 1, coautor 2, ... - apenas a primeira letra de cada nome em caixa alta; sem negrito - ex.: Ana Maria Silva.
• Vinculação institucional dos autores, no rodapé, com no máximo 2 linhas para cada autor - ex.: A Profa. Dra. Ana Maria Silva é professora associada da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Cidadania de São Paulo.
• Texto principal digitado em fonte TNR de tamanho 12, com recuo na primeira linha de 1,25 cm; Espaçamento entre linhas de 1,5; distância simples entre parágrafos; não hifenizar o texto.
• Citações no texto pelo sistema “autor-data”; não utilizar as seguintes expressões latinas nas citações: Idem, Ibidem, Opus citatum.
• Texto das citações com mais de três linhas devem ser digitados em fonte TNR de tamanho 10, recuado em 4 cm da margem esquerda; espaçamento simples entre linhas.
• Figuras e imagens: Além de inseridas no texto, as imagens devem ser enviadas em arquivo.jpg. Nos casos das publicações impressas, as imagens coloridas serão convertidas em escala de cinza. Envie tudo num único e-mail (texto, figuras e imagens)
• Legendas de figuras, tabelas e quadros em fonte TNR de tamanho 10; espaçamento simples entre linhas, colocadas acima das imagens. As referências das imagens devem ser colocadas logo abaixo das mesmas.
• Notas de rodapé em fonte TNR de tamanho 10; espaçamento simples entre linhas e distância simples entre uma nota e outra.
• Referências (não use a palavra "bibliográficas").
• Conteúdo: Os textos devem conter introdução, desenvolvimento científico argumentativo e conclusão e devem ser inéditos.

Orientações baseadas no manual Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, disponível em http://dx.doi.org/10.11606/9788573140606. o Textos recebidos fora das especificações ou com necessidade de correções serão desclassificados.

Compete à Comissão Científica a avaliação dos trabalhos e seleção dos textos para publicação, dando preferência aos trabalhos escritos em coautoria com professores orientador.

Apresentação oral dos trabalhos

Os textos aprovados para publicação contarão, também, com uma apresentação oral nos horários destinados às mesas de comunicações no decorrer do evento. As apresentações virtuais serão de 15 minutos cada (sem adição de tempo) e a data de cada apresentação (entre os três dias do evento) será informada posteriormente.



MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo