01 ABR 2017 - 13 AGO 2017
Entrada Gratuita

 

Monumentos Temporários - Fyodor Pavlov-Andreevich


Diante da escravização do outro
Helouise Costa - Docente e curadora do MAC USP

A biografia de um artista não explica sua obra, mas pode oferecer pistas valiosas sobre a sua visão de mundo. Fyodor Pavlov-Andreevich nasceu na Rússia e tem vivido nos últimos anos entre Moscou, Londres e São Paulo. A sua sensibilidade apurada para as desigualdades sociais, aliada à experiência do constante deslocamento por grandes metrópoles do mundo, favoreceu o desenvolvimento de uma obra que explicita contradições e preconceitos naturalizados no cotidiano das sociedades pelas quais ele transita. E é, justamente, a sua condição de estrangeiro, com a capacidade de estranhamento que lhe é própria, que faz dele um observador perspicaz e crítico da sociedade brasileira atual.

A escravidão, em suas diversas formas, é o tema incômodo que o artista aborda nesta exposição, por meio de sete performances que realizou entre 2014 e 2017. Tais ações constituem aquilo que ele próprio denomina de "monumentos temporários", desafiando a perenidade do conceito tradicional de monumento e seu viés glorificador. Os monumentos de Fyodor não são convites à celebração. Ao invés disso nos lançam diante de sete situações de flagelo que misturam o passado e o presente da história do Brasil. O que está em jogo são as relações de poder firmadas sobre a violência e a exploração do outro, que parecem ter se perpetuado como traço definidor da nossa identidade. Transpassado por essa dor ancestral e anônima, o artista opta pela empatia e acaba por desafiar o observador diante da dor e do risco que infringe ao próprio corpo.

Fyodor Pavlov-Andreevich é considerado um dos principais performers da Rússia contemporânea. A exposição Monumentos Temporários, sua maior mostra individual já realizada, chega a São Paulo depois de ter sido apresentada no Centro de Arte Contemporânea Winzavod, em Moscou. Essa mostra integra o programa de parcerias externas do MAC USP, que por meio dela busca cumprir a sua missão de trazer a público diferentes aspectos da produção artística atual.





© 2017 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo