23 JAN 2015 - 14 JUN 2015
Entrada Gratuita

 

Olhares Cruzados nos Museus da USP – Identidades Diversas

Calculadora Logos 270, Olivetti, Guarulhos-SP, 1974

Olhares Cruzados nos Museus da USP - Identidades diversas

As comemorações dos 80 anos da USP têm uma tônica de reflexão. Fazem pensar sobre tudo o que foi empreendido, os caminhos tomados, os resultados obtidos. Ao fazer um amplo balanço sobre tudo o que se construiu até aqui e sobre a Universidade do presente, estamos também nos preparando para as decisões e estratégias pelas quais ela deverá se atualizar para continuar a ser uma instituição chave para o futuro.
Ao perscrutarmos as tendências de configuração institucional neste início do século 21, nada mais atual do que rearticular campos de conhecimento que se afastaram e fazê-los interagir.

Os museus, por sua proximidade com os grandes públicos, são especialmente sensíveis à interdisciplinaridade e à comunicação. Por isso, nas comemorações dos 80 anos de fundação da Universidade de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Museu de Zoologia e o Museu Paulista – museus da USP – dialogam, conduzidos por um mesmo fio para realizar juntos uma exposição. Por serem tão próximos como museus e tão diferentes nas áreas de conhecimento em que atuam, escolhem como eixo desta exposição uma ideia de Identidade/Diversidade.

Como definir identidades? Pelo que somos ou pela diferença em relação ao que não somos?

Os quatro museus da USP propõem refletir sobre estas questões por meio de uma exposição. Ela se apresenta como um entroncamento de caminhos que levam a incursões por diferentes abordagens culturais e científicas.

Obras, objetos, espécimes dos acervos de cada um dos quatro Museus são selecionados e articulados para fazer cruzar diferentes olhares em torno de identidades múltiplas.

Linha do tempo

1866 – Criação da Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo.
1893 – Criação do Museu Paulista, desmembrado da Comissão Geográfica e Geológica
1895 – Inauguração do Museu Paulista
1923 – Inauguração do Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista em Itu/SP.
1934 – Criação da Universidade de São Paulo, com o Museu Paulista entre seus institutos complementares.
1935 – Criação do Museu de Etnografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Coleção Plínio Ayrosa).
1939 – Criação do Departamento de Zoologia do Estado de São Paulo (Museu de Zoologia), com equipes e acervos desmembrados do Museu Paulista.
1962 – Criação do Instituto de Pré-História da USP.
1963 – Incorporação plena do Museu Paulista à USP.
1963 – Criação do Museu de Arte Contemporânea da USP.
1964 – Criação do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.
1969 - Incorporação plena do Museu de Zoologia à USP.
1989 – Criação do novo Museu de Arqueologia e Etnologia, com a fusão dos acervos arqueológicos e etnográficos do antigo Museu de Arqueologia e Etnologia, do Instituto de Pré-História, do Museu Paulista e do Acervo Plinio Ayrosa da FFLCH/USP.

 






© 2015 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo