25 ABR 2015 - 29 NOV 2015
Entrada Gratuita

 

5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça


O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas tem por objetivo aproximar, de maneira democrática, a arte, a cultura e o conhecimento. No dia 24 de abril serão anunciados os nomes dos vencedores – cinco artistas, que receberão R$ 40 mil cada um, e dois curadores, que terão direito a R$ 20 mil cada. Além disso, um artista e um curador receberão bolsa-residência na Manchester Metropolitan University.

A parceria com a universidade apoiará novas pesquisas e permitirá a geração de conhecimento, elementos fundamentais para estreitar as relações da arte com a indústria, ao atender as exigências do mundo contemporâneo e estimular a inovação e a criatividade.

“O Prêmio Marcantonio Vilaça é a iniciativa de maior ressonância e intensidade para o setor das artes plásticas no Brasil. Tem por objetivo reforçar a importância das práticas de pesquisa e experimentação por meio da arte na formação das novas gerações. A circulação das mostras por outras dez cidades brasileiras determina a dimensão do projeto em seu caráter abrangente e nacional”, afirma o curador do prêmio Marcus Lontra. As exposições itinerantes contarão com um projeto educativo de amplo alcance.

Pela primeira vez, o prêmio Marcantonio Vilaça apresentará uma Mostra Coletiva, reunindo obras dos 30 artistas selecionados que acontecerá no MAC USP, e estará aberta ao público, gratuitamente, de 25 de abril a 6 de dezembro de 2015.

O Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em suas últimas quatro edições, o evento premiou 20 artistas com bolsas de trabalho para produzir obras que foram expostas em todo o Brasil.

Arte e Indústria - Amelia Toledo




© 2015 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo