28 MAR 2015 - 27 SET 2015
Entrada Gratuita

 

Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012


ROGER BALLEN NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA USP

É crucial para a minha estética que minhas imagens existam na realidade ambígua; um lugar que não é definido nem por documentação
nem por fantasia.
- Roger Ballen

Esta é a primeira exposição individual de Roger Ballen na América Latina. Depois de passar pelo Rio de Janeiro e por Curitiba, "Roger Ballen: transfigurações, fotografias 1968-2012" chega finalmente a São Paulo. O caráter retrospectivo da mostra, que cobre a vasta produção do fotógrafo, vem de certo modo buscar reverter a pouca divulgação de seu trabalho entre nós. Ballen nasceu em Nova York em 1950, mas pouco depois de completar trinta anos de idade optou por viver na África do Sul. Geólogo de formação, passou a se dedicar à fotografia impactado pela cultura local.

A câmera fotográfica de Ballen funciona tanto como um caderno para anotações rápidas, quanto instrumento para construções longamente elaboradas. As suas séries investigam a fundo a condição humana, sem concessões de ordem estética ou sentimental. O preto e o branco de suas imagens lhes conferem uma aspereza peculiar muito distinta das sutilezas tonais da fotografia clássica. O corpo, a natureza, a cultura, a barbárie, a loucura e a animalidade são apenas alguns dos temas por meio dos quais Ballen nos conduz em uma jornada atemporal e paradoxalmente contemporânea. Ao receber essa exposição o MAC USP dá continuidade ao seu programa de parcerias externas e cumpre o seu papel de trazer a público diferentes aspectos produção artística atual.

Helouise Costa - Docente e curadora do MAC USP





© 2015 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo