28 MAR 2015 - 27 SET 2015
Entrada Gratuita

 

Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012


Fotógrafo há quase 50 anos, o americano Roger Ballen (Nova York, 1950) iniciou sua trajetória profissional apenas em 1994. Explorou uma série de temas e gêneros fotográficos que, pouco a pouco, teceram o fio condutor das suas pesquisas estéticas e metodológicas mais particulares, determinantes para o seu estabelecimento como um dos fotógrafos mais respeitados de sua geração.

Autodidata, Ballen se interessou, inicialmente, pela chamada fotografia de rua (street photography), buscando desde situações fortuitas até a sua primeira proposição temática, o universo dos meninos em diferentes culturas. Em 1982, ao se mudar para a África do Sul - onde vive até hoje -, começou por documentar a arquitetura vernacular das áreas rurais do país e logo trocou as fachadas pelo interior das residências. Da peculiaridade desses espaços íntimos, o enfoque se transpôs, em seguida, aos próprios habitantes. A partir de 1995, com a série Outland, Ballen passou a desenvolver imagens fundamentadas nas teorias junguianas, que resultam no que seria a principal transformação em seu trabalho: Ballen deixou a fotografia documental para investir na criação de imagens híbridas, que mesclam realidade e ficção, o documental e o teatral, o "simples" retrato e o tableau.

Na diversidade da obra de Ballen, suas fotografias mantiveram unicidade ao serem tanto associadas à estética do grotesco, quanto impregnadas de certa surrealidade. As imagens são costuradas pela escolha singular das pessoas, dos objetos e do espaço em que são fotografados, pela estranheza de gestos, pela relação sui generis entre os elementos que compõem a imagem (alguns recorrentes, como fios, desenhos rudimentares na parede, marcas de sujeira, bichos reais ou não, máscaras, partes de bonecos etc.), além de frequentemente evocarem uma proximidade entre humanidade e animalidade. Se para Ballen suas imagens representam antes estados de espírito e o que nos é primitivo, elas podem também ser compreendidas como comentários às dissonâncias da sociedade contemporânea.

Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012, primeira retrospectiva de Ballen na América Latina, apresenta uma seleção de fotografias de suas oito séries, que abarcam desde os trabalhos iniciais aos mais recentes. Ao refletir a evolução desta obra - essencialmente norteada pela busca por autoconhecimento -, a exposição pretende oferecer uma jornada de transfigurações reais e simbólicas.

Daniella Géo
Curadora





© 2015 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo