MAC EM OBRAS

Como instituição, a fim de atender os objetivos de colecionar, pesquisar e exibir as obras, o museu institui regras e normas para preservar a obra de arte, documentando, restaurando e até reproduzindo quando preciso.

Para o artista, uma das formas de resistir a essa imposição de regras é construir seus trabalhos com materiais precários e perecíveis que evidenciam o caráter transitório e ao mesmo tempo atentam contra a própria integridade física. Ao museu de arte contemporânea cabe criar condições para que essas manifestações - mesmo que muitas vezes contra elas próprias - possam ser conhecidas e estudadas pelas gerações atuais e futuras.

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo decidiu apresentar esta questão ao público da forma mais direta possível: permitindo a visita aos objetos e instalações em seus estágios de conservação e restauro. Na exposição em constante mutação o público poderá acompanhar os trabalhos e discussões da equipe do museu e artistas, cientistas, curadores e técnicos em conservação de outras instituições que vão auxiliar na solução para questões específicas de cada trabalho. Poderá, ainda, participar do debate que envolve o trabalho de colecionar, estudar, preservar e exibir a produção artística contemporânea.

Ao invés de manter o processo de restauração a portas fechadas e apresentar ao público uma exposição com as obras já recuperadas, busca ser fiel ao seu espírito público e universitário – voltado para a pesquisa – e considera oportuno expor os trabalhos ainda “em obras”, em processo de recuperação. Assim, o Museu acredita que cumpre seu compromisso com a preservação, o estudo e a exibição dessas obras e, ao mesmo tempo, respeita a excepcionalidade de cada um dos trabalhos de arte que coleciona.