MAC no Facebook    

menu lateral

Interar-te - Programação 2024

Coordenação: Andrea Amaral Biella (educadora - MAC USP)

O programa Interar-te proporciona momentos de integração entre crianças, jovens e seus acompanhantes adultos - familiares ou amigos - através de atividades lúdicas motivadas pelas exposições em cartaz no MAC USP.

24 | fevereiro
Fios em Movimento
O workshop "Fios em Movimento", realizado por Paola Anziché, envolve os participantes na construção de teares circulares, nos quais se tecem relações e se misturam as culturas. Após se familiarizarem com as ferramentas, o ato de tecer juntos cresce em escala. Criações ambientais, nas quais a comunidade transporta as dimensões mais íntimas da vida comunitária para o espaço público.

16 | Março
É Surreal!
Nas pinturas podemos criar imagens que lembram a realidade, mas possuem elementos estranhos àquele lugar ou situação, como nos sonhos. Após conhecer as obras “Primavera”, de Marc Chagall, e “Três mulheres com auscultador” de Ismael Nery, presentes na exposição Tempos Fraturados, os participantes serão convidados a representar cenas de seus sonhos, de seu imaginário e de outras muitas realidades que podem ser inventadas na arte.

27 | Abril
Exploração de cores: oficina de tinta têmpera e pintura inspirada nas obras de Eleonore Koch
Na exposição Eleonore Koch: em cena iremos conhecer como a artista relacionou as áreas de cor em suas pinturas e faremos uma oficina de produção de tinta têmpera. As cores criadas pelo grupo irão compor a pintura que cada família realizará em conjunto.

19 | Maio
Lugar Comum
Proposta de observação de modos de ocupação dos espaços urbanos e da natureza presentes nas obras, como estímulo para as famílias conversarem e registrarem suas percepções sobre como habitam e sentem os territórios nos quais vivem.

22 | Junho
É Surreal! Nas pinturas podemos criar imagens que lembram a realidade, mas possuem elementos estranhos àquele lugar ou situação, como nos sonhos. Após conhecer as obras “Primavera”, de Marc Chagall, e “Três mulheres com auscultador” de Ismael Nery, presentes na exposição Tempos Fraturados, os participantes serão convidados a representar cenas de seus sonhos, de seu imaginário e de outras muitas realidades que podem ser inventadas na arte.

27 | Julho
Universo Cósmico
Visita à exposição O Pernambuco Cósmico de Suanê, seguida de oficina com as famílias sobre o "universo cósmico" de cada um.

24 | Agosto
Caça-palavras / Caça-qualidades
Por entre emaranhados de letras em grandes telas, a artista Élida Tessler criou um caça-palavras com todos os adjetivos do romance O Homem sem Qualidades. Após conhecer a obra, de nome O homem sem qualidades caça palavras, de 2007 e que integra a exposição Acervo Aberto, as famílias são convidadas a conversar sobre as características e as qualidades que possuem e criarão seu próprio caça-palavras.

28 | Setembro
Arte no Jardim Descobrir, escolher e registrar em desenho de observação as flores do entorno do edifício do museu é a proposta desta edição do programa, após a observação da obra Flores… Cor Carmim (1986-1988), de Nelson Leirner, presente na exposição Acervo Aberto.

26 | Outubro
Pintura em movimento. Como assim? Em visita à exposição Sacilotto contemporâneo: cor, movimento, partilha, os efeitos de ilusão de ótica e a percepção de movimento nas obras do artista serão observados para, depois, os participantes criarem suas próprias composições com efeito cinético.

23 | Outubro
Pintura em movimento. Como assim? Durante a visita à exposição Sacilotto contemporâneo - cor, movimento, partilha, os participantes observarão os efeitos de ilusão de ótica e a percepção de movimento nas obras do artista, para depois criarem suas próprias composições com efeito cinético.

23 | Novembro
Pintura em movimento. Como assim? Durante a visita à exposição Sacilotto contemporâneo - cor, movimento, partilha, os participantes observarão os efeitos de ilusão de ótica e a percepção de movimento nas obras do artista, para depois criarem suas próprias composições com efeito cinético.

Voltar



MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo