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Jérôme Glicenstein (AIAC-Universidade Paris 8)
Questões éticas postas aos acervos de arte hoje: o caso da Manchester Art Gallery

Nos últimos anos, as questões éticas têm ganhado cada vez mais espaço nos debates públicos, o que tem implicações importantes para os museus. Diversos códigos deontológicos têm sido propostos, os quais destacam aspectos relacionados à gestão, aquisições, à relação dos museus com suas coleções e seus públicos. Esses pontos serão discutidos a partir do caso específico das transformações recentes da Manchester Art Gallery (Reino Unido).

Jérôme Glicenstein é professor no departamento de Artes Plásticas da Universidade Paris 8. Suas pesquisas concentram-se principalmente na arte contemporânea e sua exposição. Ele dirigiu um projeto sobre a história das exposições no Centro Pompidou (2011-2015) e um projeto sobre as transformações do ensino de arte na França (2019). Desde 2017, participa do grupo de pesquisa CIÉCO (Canadá) sobre as transformações contemporâneas dos museus. Desde 2003, é responsável pela redação da revista Marges (PUV).

Obras pessoais: L’Art : une histoire d’expositions (PUF, 2009), L’Art contemporain entre les lignes (PUF, 2013), L’Invention du curateur (PUF, 2015), Insaisissables valeurs. L’économie en trompe l’œil de l’art contemporain (Hermann, 2023), La Globalisation de l’art contemporain (PUV, 2024).

Organização de obras: Histoire(s) d’exposition(s) / Exhibitions’ Stories, com Bernadette Dufrêne (Hermann, 2016) e Questioning Exhibit Display. Theories, Forms, Perspectives, com Francesca Castellani e Francesca Zanella (Hermann, 2024).

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