11 e 12 de abril de 2023, das 10h às 17h30
Evento gratuito
Assista no Canal do MAC USP no Youtube
Este evento tem por objetivo a reavaliação crítica da historiografia da arte no Brasil à luz das novas pesquisas que vêm sendo realizadas nas últimas duas décadas neste campo. Sua formulação resulta das atividades do Grupo de Pesquisa CNPq História(s) da Arte: Historiografia e Epistemologia – HISTARTHE, criado em 2020 a partir da disciplina EHA 5734 – Teoria e Metodologia em História da Arte, ministrada junto ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo – PGEHA. O Grupo de Pesquisa HISTARTHE foi formado visando o estudo crítico dos textos fundamentais na construção da historiografia da arte internacional, com o intuito de mapear tanto sua presença quanto sua ausência na circulação de ideias em contexto brasileiro e, assim, contribuindo na construção de bases histórico-epistemológicas mais sólidas para a disciplina no país.
No ano em que são celebrados 60 anos da fundação do MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) e 30 anos da publicação do manual História Geral da Arte no Brasil, organizado pelo seu primeiro diretor, Prof. Walter Zanini (1925-2013), a realização de um seminário acadêmico internacional será ocasião de reavaliação da pesquisa em História, Teoria e Crítica de Arte (linha de pesquisa do MAC USP) em face das novas questões que se impõem na sociedade, dentro e fora da universidade. O objetivo final será a elaboração de publicação virtual, em que se reúnam os dados, as discussões e as reflexões suscitadas pelo evento, que constituirão contribuições inéditas para o tema.
9h00 - Recepção / Inscrições
10 às 12h - Painel 1
Dispositivos I - História das Exposições, Publicações, Circulação de Imagens
Este painel debate a dinâmica dos dispositivos de difusão da obra de arte - exposições, publicações e circulação de imagens - no contexto brasileiro articulado a contextos internacionais.
Debatedor: Jérôme Glicenstein (Université Paris 8)
Convidados: Helouise Costa (MAC USP), Maria Berbara (UERJ) e Paula Ramos (UFRGS)
14h às 16h - Painel 2
Dispositivos II - História das Instituições, Coleções e Museus
O tema deste painel é o papel das instituições e das coleções na constituição da historiografia da arte. Ele debaterá criticamente os processos de institucionalização da arte, refletindo sobre como eles produzem epistemes e paradigmas.
Debatedora: Marisa Baldasarre (Universidad San
Martín, Buenos Aires)
Convidados: Aldrin Figueiredo (UFPA), Marize
Malta (UFRJ) e Emerson Dionísio de Oliveira
(UnB)
16h às 17h30 - Visita à exposição “Tempos fraturados” (nova mostra de acervo do MAC USP)
10h às 12h - Painel 3
Abordagens I - Racialidade, Epistemicídios e a História da Arte
Este painel reflete sobre o legado colonialista na construção da história da arte no Brasil, reconhecendo sua responsabilidade nos processos de genocídio e epistemicídio dos povos originários e afrodescendentes. Busca evidenciar tensionamentos necessários para um posicionamento crítico-teórico que contribua para uma cultura antirracista.
Debatedora: Leslie King Hammond (Maryland Institute College of Art) Convidados: Igor Simões (UERGS) e Arissana Pataxó (UFBA)
14h às 16h - Painel 4
Abordagens II - Gênero e suas Dissidências
Este painel visa compreender as formas de invisibilização de gênero e da diversidade sexual no contexto da história da arte. Também procurará avaliar como práticas artísticas incitam a abertura da disciplina para este debate.
Debatedora: Laura Malosetti Costa (Universidad
San Martín, Buenos Aires)
Convidados: Luana Saturnino (Unicamp) e
Leandro Colling (UFBA)
16h às 17h30 - Conferência de encerramento
Balanço da Historiografia da Arte no Brasil - Ausências e temas incipientes
Vera Beatriz Siqueira (UERJ)