Parceria com Terra Foundation
11 JUN, 11h - Evento aberto e gratuito
Local: Auditório MAC USP - 1o andar
Data: 11 de junho
Horário: das 11 às 13h
Conferência ministrada em inglês, com tradução simultânea e emissão de certificado de participação para ouvintes. Não há necessidade de inscrição prévia.
Palestrantes: Christine Howard Sandoval e Dominika Glogowski
Mediadores: Jessica Horton e Gabriel Zacarias
Da emergência climática ao solucionismo climático: como podemos nos distanciar de um foco reducionista em objetivos pontuais baseado em números de uma métrica, no pensamento da troca e abordagens administrativas, em direção aos aspectos humanos dentro da complexidade de nossa crise climática atual? A conferência de encerramento “Fertilizando um futuro vazio?” debaterá os resultados do workshop de mesmo título, organizado no contexto da disciplina EHA 5740 - Estudos em artes dos Estados Unidos e suas conexões, por Dominika Glogowski e Gabriel Zacarias na Unicamp (7 a 9 de junho de 2022).
Navegando entre os conhecimentos contraditórios e correspondentes das vivências, economia e artes indígenas, o workshop experimentou com práticas de vivências corporais como um modo de conhecer e interagir. Artistas indígenas, cientistas multidisciplinares e estudantes se encontraram para desafiar e imaginar um futuro desejável que inclua elementos tácitos de nossas interconexões.
Exbição no Térreo do MAC USP entre 10 e 19 de junho de 2022.
A artista norte-americana Christine Howard Sandoval de origem Chalon Ohlone, mexicana, e hispânica fará uma palestra de abertura. Seu vídeo ‘Live Stream’ (2018), uma performance em transmissão ao vivo, será exibido no térreo do MAC USP (10 a 19 de junho de 2022). Em seguida, Dominika Glogowski apresentará os resultados do workshop, que terminará com um painel de debates com alguns participantes do workshop e o público presente.
Neste semestre, a disciplina Estudos em Arte dos Estados Unidos e suas conexões, ministrada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte (PGEHA), tem como professora convidada a especialista em Arte Indígena Norte-americana Jessica L. Horton (Universidade de Delaware).
A disciplina é patrocinada pela Terra Foundation for American Art, em parceria com os programas de pós-graduação em história da arte da Unifesp e da Unicamp, além da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Durante a estadia da professora, será trabalhada a coleção de arte indígena dos EUA do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE USP).
Jessica L. Horton é professora associada de Arte Indígena Norte-Americana Moderna e Contemporânea e diretora da cadeira de Phd em História da Arte na Universidade de Delaware. Sua pesquisa e ensino enfatiza a centralidade da arte indígena em uma história global da modernidade. Seu primeiro livro, "Art for an Undivided Earth: The American Indian Movement Generation (Duke University Press, 2017)", mapeia a influência dos esforços dos indígenas por território nos artistas que atuam internacionalmente desde a década de 1970. Seu segundo livro, "Earth Diplomacy: Indigenous American Art and Reciprocity, 1953–1973", examina como os artistas revisitam tradições longevas de diplomacia no formato improvável de exposições durante a Guerra Fria, traduzindo ecologias políticas indígenas ao longo de duas décadas e por quatro continentes. Sua pesquisa recebe o apoio do Clark Art Institute, do Getty Research Center, do Centro de Estudos Avançados de Artes Visuais, do Smithsonian Institutions e do Warhol Creative Capital Book Award, entre outros.