menu lateral

Seminário Internacional: Modernismos em diálogo
O papel social da arte e da fotografia a partir da obra de Hans Gunter Flieg


Data: 13, 14 e 15 de Abril de 2015
Local: MAC USP Ibirapuera

O presente seminário internacional pretende refletir sobre os desdobramentos dos processos de modernização no campo da cultura ocorridos em meados do século 20, tendo como mote questões suscitadas pela exposição “Flieg, fotógrafo – Indústria, design, publicidade, arquitetura e arte na obra fotográfica de Hans Gunter Flieg”, atualmente em cartaz no MAC USP. Este evento busca repensar as relações entre os imperativos econômicos e as inovações tecnológicas da modernidade no campo da produção imagética em um momento em que a cultura tornava-se cada vez mais globalizada e centrada na visualidade.

Imigrante alemão de origem judaica, Hans Gunter Flieg chegou ao Brasil em 1939, instalando-se na capital paulista, que nas duas décadas seguintes passaria por um intenso processo de desenvolvimento industrial. Foi em um mercado de trabalho emergente que ele deu início a suas atividades como fotógrafo, dedicando-se à indústria, ao design, à arquitetura e à publicidade. A produção de Flieg logrou conciliar o rigor da Nova Objetividade alemã (Neue Sachilichkeit) e as contradições da modernização de viés industrialista que então se implantava no Brasil. Sua obra deu materialidade visual a um imaginário repleto de promessas e potencialidades, nem sempre concretizadas, e esteve em sintonia com certas experiências modernistas ocorridas em outros países. Investigar esses possíveis diálogos, a fim de situar a obra de Flieg em uma perspectiva global, é o objetivo principal deste encontro.

Realizado em um museu público universitário, este seminário busca atender não apenas a comunidade acadêmica, mas também o público interessado em geral. As discussões propostas estão articuladas em torno de quatro mesas-redondas, compostas por palestrantes convidados, sendo três estrangeiros e cinco brasileiros. Haverá ainda duas seções de comunicações selecionadas a partir de convocação pública. Ressalte-se, por fim, que este evento é um dos resultados de uma parceria entre o MAC USP e o Instituto Moreira Salles que somam seus esforços para divulgar a obra de Hans Gunter Flieg e fomentar reflexões aprofundadas sobre o seu importante e pouco conhecido legado.

Inscrições
Inscrições serão realizadas pelo email mailto:eventosmac@usp.br
Acesse a Programação aqui.

1º Etapa - Convocatória para comunicações - até 27 de março de 2015
Acesse a Convocatória aqui.

2º Etapa - Inscrições do Público - de 23 de março a 10 de abril de 2015
Valor da inscrição:
R$ 50,00 Público em geral
R$ 25,00 Professores e Alunos de graduação e pós-graduação
Alunos de graduação e pós-graduação da USP - isentos

Informações: (11)3091.3559



MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo