menu lateral

Connecting Art Histories

Projeto apoiado por The Getty Foundation
22 a 26 de Junho/2015 - Bogotá

Anfitriã: Profa. Cristina Freire, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP)
Co-Diretores: Prof. Andrea Giunta and Prof. George Flaherty, University of Texas at Austin
Em Associação com: Prof. Carmela Jaramillo Jiménez, Universidad of Bogotá Jorge
Tadeo Lozano; Prof. Inés Katzenstein, Universidad Torcuato Di Tella, Buenos Aires; Prof. Carmen María Jaramillo, Universidad de Bogotá, Jorge Tadeo Lozano

Os Seminários Connecting Art Histories são voltados especificamente para a formação de estudantes em nível de pós-graduação das Américas. Já ocorreram seminários desse projeto em Bogotá (2013) e Buenos Aires (2014).

Fazendo vida na arte latino-americana/arte latina

Este seminário considera novas conceitualizações da vida, da experiência sensível e da afetividade desde as práticas artísticas, dos repertórios das neovanguardas e da contemporaneidade na arte da América Latina. Centrando-se nas práticas e momentos que investigam ou tornam a vida visível : tanto aquela ameaçada pela repressão extrema que domina sociedades em estados de exceção (ditaduras, guerras sujas, intervencionismo imperialista, narco-estado, estados policiais) como as formas de vida geradas como resistência a regimes controladores , com especial atenção às tensões entre os anos sessenta e o presente. Consideraram-se também estratégias estéticas vinculadas à administração e à emancipação do corpo assim como a reflexão sobre formas alternativas de entender e organizar a vida. Interessa-nos abordar configurações afetivas tanto em suas potencialidades como em suas instrumentalizações. Nesse sentido focalizaremos o sentido emancipador das sensibilidades ativado a partir das políticas da memória, tanto como os usos disciplinadores dos estados que organizam as formas de lembrar. Neste seminário se investigarão comunidades efêmeras, formas de organização horizontais e autônomas, solidariedades globais. Enfim, pretendemos refletir sobre os modos pelos quais as práticas artísticas tornam socialmente visíveis e propõe novas formas de vida.

<< voltar



MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo