menu lateral

Seminário Internacional
"Narrativas da Arte Contemporânea: Políticas Culturais e Educação"

14 a 16 de dezembro de 2015
MAC USP Ibirapuera

Organização e promoção:
Universidade de São Paulo
Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte - USP
Museu de Arte Contemporânea - USP

Coordenação Geral: profa. Katia Canton

Comitê Científico:
Katia Canton
Silvia Meira
Eliane Dias de Castro

Comissão Geral do Simpósio:
Katia Canton
Sara Vieira Valbon
Águida Furtado Vieira Mantegna
Andrea de Lima Lopes Pacheco
Silvia Meira
Joana D’Arc Figueiredo
Paulo Cesar Lisbôa Marquezini
Evandro Nicolau

Objetivos:
Os seminários e congressos realizados pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades Estética e História da Arte – PGEHA, ainda que abordando questões específicas em cada uma de suas diferentes edições temáticas, têm consistentemente procurado situar uma reflexão interdisciplinar sobre a pesquisa gerada pelas suas quatro linhas de pesquisa: Teoria e Crítica da Arte, Metodologia e Epistemologia da Arte, História e Historiografia da Arte e Produção e Circulação da Arte.
O presente Seminário Internacional, Narrativas da Arte Contemporânea, Políticas Culturais e Educação, foca-se na linha de pesquisa de teoria e crítica, ainda que procure engendrar debates que também toquem questões históricas e relativas à circulação da arte.
O Seminário congregará palestrantes nacionais e internacionais da área acadêmica, bem como artistas e pesquisadores interessados em questões referentes à arte contemporânea, alargando seu debate para a investigação das narrativas construídas pela arte hoje, suas formas de atuação na sociedade, assim como o modo como essa construção demanda novas políticas culturais e define posicionamentos ético-políticos.

Justificativa:
O Programa de Pós-Graduação Interunidades Estética e História da Arte – PGEHA, ao longo de seus doze anos de existência, procura situar uma reflexão que possibilite a ampliação da compreensão das questões presentes nos horizontes da pesquisa em Arte, Estética e História da Arte.
As quatro linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Interunidades Estética e História da Arte (Teoria e Crítica da Arte, ou entendimento e a avaliação crítica do processo criativo; Metodologia e Epistemologia da Arte, ou a investigação de metodologias capazes de fornecer instrumentos capazes de demonstrar o alcance dos processos criadores; História e Historiografia da Arte, ou o estudo das interações da arte com a história e a produção cultural; Produção e Circulação da Arte, ou o estudo da produção e da circulação da arte na sociedade) estruturam as bases do conhecimento interdisciplinar ali gerado, articulando o conceito de arte contemporânea com suas dimensões políticas, psicológicas, econômicas, educacionais, culturais, sociais e políticas.
No primeiro semestre de 2003, o Programa foi implantado no Museu de Arte Contemporânea da USP e estruturado com caráter interdisciplinar dando oportunidade aos pesquisadores de outras unidades da universidade (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH/USP, Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/USP, Museu de Arte Contemporânea - MAC/USP e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP) de sistematizar e organizar pesquisas e estudos correlatos.
O Programa tem se preocupado em estabelecer novos parâmetros para a pesquisa científica em Arte, Estética e História da Arte. Esses esforços de articulação surgem nos conteúdos das disciplinas, nos projetos de pesquisa docentes e discentes e, principalmente, nas atividades de extensão e divulgação dessas pesquisa na esfera pública.
A escolha do tema do atual Seminário parte de uma constatação histórica: é a capacidade de criar narrativas--sejam elas traduzidas por meio da arte, da oralidade, da literatura ou da musicalidade--a principal característica que define nossa condição humana. No entanto, essa condição não é dada ou fixa. Ao contrário, molda-se de acordo com os contextos que espelham, refletem e reverberam a vida, com seus anseios, necessidades e demandas civilizatórias e de organização social.
Em suma, o Seminário Internacional Narrativas da Arte Contemporânea: políticas culturais e educação discute como a arte atual “conta suas próprias histórias”, produzindo formas singulares de gerar subjetividades, de lidar com o tempo e a memória, de discutir as esferas entre o espaço privado e o espaço público, de propor novas vocações para a cidade, e de apresentar noções de identidade e alteridade.Todo esse panorama em que circunscreve a arte contemporânea também demanda novas políticas educacionais e culturais, assunto primordial para os debates.
O evento ocorrerá nos dias 14 a 16 de dezembro de 2015 no Auditório do MAC, Ibirapuera, na Av Pedro Álvares Cabral, 1-andar.

Pré-programa
Local: Auditório MAC Ibirapuera

1º dia – 14/12 – 2.ª feira

Manhã

9h00 –10h00 – Credenciamento

10h00 – 10h30 – Abertura oficial
Profa. Katia Canton, vice-diretora do MAC USP

10h30 – 12h00 - A salvaguarda da cultura imaterial: Edson Leite (PGEHA)
O Desenho como Estratégia sócio-política: Evandro Nicolau (MAC USP):
Coordenação: Eliane Dias de Castro

12h00—12h30: Debate

12h30 – 14h00 – intervalo para almoço

Tarde

14h-15h30 - Lugares de Aprendizado: arte contemporânea, políticas culturais e educação: Dipti Desai e Jessica Hamlin (Steindhardt School of Art/New York University
Coordenação: Katia Canton (MAC USP)

15h30 – 16h00 - Debate

16h-16h30 - O significado das narrativas enviesadas e a arte nos contos de fadas: Katia Canton (MAC USP/PGEHA)

2º dia – 15/12 - 3.ª feira

Manhã

10h30 – 12h00 - Novas relações entre ética e estética: Ricardo Fabbrini (FFLCH USP) e Silvia Meira (MAC USP)

Coordenação: Beth Lima (Medicina TO/USP)

12h00 – 12h30 - Debate

12h30 – 14h00 – Intervalo para almoço

Tarde

14h—15h - Psicanálise e Arte Contemporânea: Identidade/Alteridade: João Augusto Frayze Pereira (PGEHA USP)
Coordenação: Evandro Nicolau (MAC USP)

15h-15h30 - Debate

15h30 – 16h30 - Arte, Afetação e criação de Si: Eliane Dias de Castro e Beth Lima
Coordenação: Silvia Meira (MAC USP)

Debate: 16h30—17h

3º dia – 16/12— 4.ª feira

Manhã
10h30 - 12h30 - Investigating contemporary concerns: Artists and educators as change agents: Workshop com Dipti Desai e Jessica Hamlin
Vagas limitadas. Exige inscrição prévia. Workshop ministrado em língua inglesa.



MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo