menu lateral

SIICUSP

Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP
A partir de 2 de setembro/2015

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP - é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais. O SIICUSP, realizado anualmente, conta com a inscrição de cerca de 5.000 trabalhos referentes às diversas áreas de conhecimento científico e tecnológico. Todos os bolsistas dos Programas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica da USP (PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, RUSP e Santander) têm o compromisso de apresentar os resultados de suas pesquisas no SIICUSP. A inscrição de trabalho, na forma de artigo resumido, é gratuita a todos os participantes. Os inscritos selecionados participarão de sessões de apresentação e arguição oral (com apresentação em sala ou em exposição com pôster). Neste ano de 2015, o SIICUSP será realizado em duas etapas, com vistas a contribuir para os processos de avaliação e formação dos estudantes envolvidos, por meio de uma maior participação de docentes, pesquisadores doutores, alunos de doutorado e pós-doutorandos nos processos de avaliação.

A 1a. etapa do SIICUSP 2015 é no âmbito das unidades, e a dos Museus da USP (MAC, MAE, MP e MZ) acontecerá no dia 02 de setembro, manhã e tarde, no auditório do MAC na Cidade Universitária. Nessa etapa interna, serão selecionados até três trabalhos para participar da 2a. Etapa, que ocorrerá em data a ser definida pela PRP-USP, entre26 de outubro e 10 de novembro de 2015. Os selecionados farão uma nova apresentação de seus trabalhos, agrupados por grande área (Agrárias, Biológicas, Exatas e Humanas), avaliando também o trabalho de seus pares. Além das apresentações, os alunos participarão de atividades de formação em pesquisa, tais como workshops, palestras e debates com pesquisadores convidados.

Mais informações em http://www.prp.usp.br/siicusp2
e-mail: cpq.mae@usp.br, cpqmac@usp.br

Horário das apresentações:

Manhã


9:00-9:20 - A construção de um museu-casa: estudo sobre a Casa Guilherme de Almeida. Autor: Manuella Cosmo de Melo. Orientador: Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins – MP.
9:20-9:40 - A gestão de Affonso Taunay no Museu Paulista sob o crivo da imprensa paulistana. Autor: Letícia Suárez Victor. Orientador: Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins - MP.
9:40-10:00 - Dimensões materiais da casa colonial no Museu Paulista:cultura material e práticas alimentares em São Paulo (séculos XVIII e XIX). Autor: Maria Eugênia Ferreira Gomes. Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego – MP.
10:00-10:20 - Mapa Interativo do Império Romano: um projeto ciberarqueológico. Autor: Julia Faria Codas, orientador: Maria Isabel D'Agostino Fleming – MAE.
10:20-10:40 - Arqueologia em sala de aula: a mediação através de materiais pedagógicos e as relações entre educação formal e não-formal.Autor: Thamara Emilia Aluizio Nunes, orientador: Camilo de Mello Vasconcellos – MAE.
10:40-11:00 - Território e memória dos Asurini do Xingu.Autor: Lilian Marques dos Anjos, orientador: Fabíola Andréa Silva - MAE
11:00-11:20 - Estudo dos conjuntos cerâmicos analisados no Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Território e Tecnologia (LINTT).Autor: Sara Regina, orientador: Fabíola Andréa Silva – MAE.
11:20-11:40 - Identificação de estruturas de terra em vala em duas regiões de Rondônia. Autor: Rafael Poveron Ferreira, orientador: Eduardo Góes Neves – MAE.
11:40-12:00 - Análise de fácies arqueológicas: entendendo o comportamento humano representado por sedimentos no Abrigo do Alvo, região de Analândia - SP. Autor: Eliezer Ian Cerezer Rios, orientador: Astolfo Gomes de Mello Araujo – MAE.

Tarde

14:00-14:20 - O Corpo, a casa, a terra: uma arqueologia do presente na obra de Letícia Parente. Autor: Bárbara Kanashiro Mariano. Orientador: Maria Cristina Machado Freire - MAC.
14:20-14:40 - Acervo do MAC USP Nova Sede: uma proposta de Conservação Preventiva. Autor: Jessica Cavalcante Santos. Orientador: Ana Gonçalves Magalhães – MAC.
14:40-15:00 - Artes Aplicadas no Acervo do MAC USP. Autor: Maria Beatriz da Rocha Frota de Camargo. Orientador: Ana Gonçalves Magalhães – MAC.
15:00-15:20 - Padrões sazonais e caracterização dos tipos polínicos encontrados nas espécies de Xylophanes Hübner, [1819], (Lepidoptera, Sphingidae) coletadas na Estação Biológica de Boraceia, Salesópolis, SP, Brasil. Autor: Diego Santos Polizello. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Duarte – MZ.
15:20-15:40 - Projeto Morfologia do dispositivo de retenção do abdômen em espécies selecionadas de Brachyura (Crustacea: Decapoda). Autor: Natália Pereira Cordeiro. Orientador: Prof. Dr. Marcos Domingos Siqueira Tavares – MZ.



MAC no Facebook    

Crédito | Conteúdo