28 MAI 2016 - 10 JUL 2016
Entrada Gratuita

 

Vesica Piscis | Laban em Fluxo


Vesica Piscis
Maria Mommensohn / Curadora

Enquanto representação geométrica é a síntese de um processo de assimilação do conhecimento que acontece em nossos corpos, um salto na qualidade de nossas obras humanas.

O evento acontece em camadas simultâneas de adensamento do pensar sobre a dança enquanto história no tempo, acontecimento real e virtual no espaço e no fluir das relações entre o público e a instalação.Queremos explorar a dança que vem se desenvolvendo enquanto linguagem e conhecimento no universo das artes da cena.

O espaço vivo da Ocupação Laban em Fluxo apresenta-se enquanto experiência cinética remetendo à sinestesia; enquanto simulacro de uma experiência total que nossos sistemas perceptivos muito raramente experimentam. Aqui foram criadas situações virtuais com o intuito de propiciar a imersão num espaço que se transforma e se torna visível pelo movimento de si e de tudo que há nele. Queremos favorecer o trânsito entre poéticas e ressonâncias incompletas e imaginárias.

Cinco obras coreográficas foram geradas para pulsar nesse espaço. Cada uma imersa em suas singularidades, texturas e contornos dinâmicos. Em cada corpo há uma pulsação que gera o movimento que é dança, uma pulsão de vida e morte porque impermanência é o aspecto intrínseco do gesto. Cada artista traz imbricada em sua obra sua existência e modelo de existência, fazendo o espaço vibrar em múltiplas tonalidades nas bordas borradas do dentro/fora.

A e xposição Maria Duschenes propõe um olhar sobre o primeiro encontro do Brasil com Laban e suas teorias através de imagens da produção artística e pedagógica de Maria Duschenes. A sua história em São Paulo deixa a marca de sua maestria em conduzir processos criativos e,ao mesmo tempo,divulgar o conhecimento de Laban, fundamental para a arte da dança e o movimento investigativo.

 





© 2016 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo