Apresentação
O século XX assistiu ao advento da arte moderna e do modernismo em
diferentes países e contextos. Tal fenômeno permitiu, por vezes de maneira
paradoxal, a descoberta e integração de outras formas de cultura e produções
artísticas que aquelas às quais a cultura clássica nos havia acostumado. A
crítica e a história da arte foram transformadas, no momento em que
instituições e coleções novas se constituíram. As pesquisas em andamento
apresentadas nessa coletânea procuram entender como as "outras artes"1
tornaram-se um domínio de estudos da arte do século XX, através da
comparação de pesquisas realizadas entre a França e o Brasil.
No que concerne à parte brasileira, procuramos entender o fenômeno do
Modernismo (1917-1967)2 como o momento em que a "grande narrativa" da
arte e da cultura brasileiras, desde o período colonial, é reescrita. Tal narrativa
do Modernismo foi concebida para substituir aquela construída anteriormente
pelo projeto político de afirmação do Império brasileiro (entre 1822 e 1889). A
primeira metade do século XX assistiu à instauração da República e à
construção de um dito novo projeto nacional, que foi o Modernismo. Aqui, os
homens de letras e intelectuais brasileiros procuraram questionar a imagem da
nação imperial, e constituir uma nova tradição artística, literária, histórica para o
País. Por isso, o Modernismo deve ser visto como um filtro através do qual fezse
a revisão de toda a história da arte no Brasil. (...)