Anais




COLÓQUIO LABEX BRASIL-FRANÇA
Uma história da arte alternativa: outros objetos, outras histórias – Da história colonial ao pós-modernismo
Apresentação
O século XX assistiu ao advento da arte moderna e do modernismo em diferentes países e contextos. Tal fenômeno permitiu, por vezes de maneira paradoxal, a descoberta e integração de outras formas de cultura e produções artísticas que aquelas às quais a cultura clássica nos havia acostumado. A crítica e a história da arte foram transformadas, no momento em que instituições e coleções novas se constituíram. As pesquisas em andamento apresentadas nessa coletânea procuram entender como as "outras artes"1 tornaram-se um domínio de estudos da arte do século XX, através da comparação de pesquisas realizadas entre a França e o Brasil. No que concerne à parte brasileira, procuramos entender o fenômeno do Modernismo (1917-1967)2 como o momento em que a "grande narrativa" da arte e da cultura brasileiras, desde o período colonial, é reescrita. Tal narrativa do Modernismo foi concebida para substituir aquela construída anteriormente pelo projeto político de afirmação do Império brasileiro (entre 1822 e 1889). A primeira metade do século XX assistiu à instauração da República e à construção de um dito novo projeto nacional, que foi o Modernismo. Aqui, os homens de letras e intelectuais brasileiros procuraram questionar a imagem da nação imperial, e constituir uma nova tradição artística, literária, histórica para o País. Por isso, o Modernismo deve ser visto como um filtro através do qual fezse a revisão de toda a história da arte no Brasil. (...)

© 2016 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo