Arte Contemporânea Online
Silvia Miranda Meira
Livre Docente pela ECA/USP Especialista em Pesquisa em Arte Contemporânea DTCEA / MAC USP
Hudinilson
Clique nos slides para iniciar a apresentação.
Utilize as setas do teclado para passar de um slide para outro.
Bolsistas
Danilo Patzdorf Casari de Oliveira
Camila Barbosa de Barros
Referências
Slide 1: ANDRADE, Mario de.1942. . apud AMARAL, Aracy. Artes Plásticas na Semana de 22, São Paulo, Ed.34 , 1998, p.28
AMARAL, Aracy. Do MAM ao MAC: a história de uma coleção. In: Textos do
Trópico de Capricórnio – artigos e ensaios (1980-2005) – Volume 2: circuitos de
arte na América Latina e no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2006, p. 238-271.
Arte Conceitual e Conceitualismos: anos 70 no acervo do MAC USP
(Catálogo de Exposição), Museu de Arte Contemporânea da USP, Curadoria de
Cristina Freire, 2000.
COHEN, Ana Paula Carvalho. Espaço operacional: estruturas flexíveis para
práticas artísticas contemporâneas. Dissertação de mestrado, Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo. Defendida em
01.05.2005.
COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a
experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970,
in: Anais do Museu Paulista, São Paulo, Museu Paulista da USP, v. 16, n. 2, jul.-
dez. de 2008, p. 131-173.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia. Escritos de Artistas – anos 60/70. São
Paulo: Jorge Zahar Editora, 2006.
FREIRE, Cristina. O inconsciente moderno do museu contemporâneo no
Brasil, in: Colóquio Internacional História e(m) movimento, v. 1, São Paulo,
Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2008, 200 páginas.
FREIRE, Cristina. Território de liberdade – um museu de arte contemporânea
durante a ditadura militar no Brasil. In: MANESCHY, Orlando; LIMA, Ana Paula
F. de Camargo. Já! Emergências Contemporâneas. Belém: EDUFPA/Mirante –
Território Móvel, 2008, p. 35-45.
FREIRE, Cristina. Artistas/curadores/arquivistas: políticas de arquivo e a
construção das memórias da arte contemporânea. In: FREIRE, Cristina;
LONGONI, Ana (orgs.). Conceitualismos do Sul/Sur. São Paulo: Annablume;
MAC USP; AECID, 2009, p. 13-23.
FREIRE, Cristina. Do perene ao transitório: novos paradigmas para o museu
de arte contemporânea, in: Seminário Internacional Arquivos de Museus e
Pesquisa, São Paulo, MAC USP, 2010, 174 páginas.
GIANNOTTI, José Arthur. A nova teoria da representação, in: Arte & Ensaios –
Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Rio de Janeiro, Escola
de Belas Artes, UFRJ, n. 20, julho de 2010, p. 141-467.
HERKENHOFF, Paulo. Um gueto labiríntico: a obra de Cildo Meirelles. In:
Herkenhoff, Paulo; Mosquera, Gerardo; Cameron, Dan. Cildo Meireles. São
Paulo: Cosac & Naify, 2000.
JAREMTCHUK, Dária. Jovem Arte Contemporânea no Museu de Arte
Contemporânea da USP. Dissertação de mestrado, Escola de Comunicações
e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo. Defendida em 09.08.1999.
MEIRA, Silvia Miranda. Conservação, Critérios de Seleção, Historia da
Arte: como pensar o registro da memória, a difusão e o entendimento do
patrimônio cultural diante das novas tecnologias ?, in: Caderno de
Resumos do XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Belo
Horizonte, Palácio das Artes, Conservatório UFMG, 27 a 29 de outubro de
2004, p. 11.
MEIRA, Silvia Miranda. Museus virtuais: uma nova dimensão de
divulgação de artes visuais, in: Revista MVSEV, Portugal, Porto, v. 15,
2007, p. 19-33.
MEIRA, Silvia iranda. A Anti-Aesthetica Contemporânea, in: AQUINO, Victor
(org.) Metáforas da Arte – Seminário do Programa de Pós-Graduação em
Estética e História da Arte, São Paulo, Museu de Arte Contemporânea e Pró-
Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo,
2008, p.45-58.
O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
(Catálogo). São Paulo: Banco Safra, 1990.
SÁ, Alexandre. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade turística, in:
Arte & Ensaios – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais,
Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes, UFRJ, n. 13, julho de 2006, p. 23-27.
VINHOSA, Luciano. Da prática da arte às outras práticas. O papel da arte
na produção de realidades, in: Arte & Ensaios – Revista do Programa de
Pós-Graduação em Artes Visuais, Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes,
UFRJ, n. 13, julho de 2006, p. 117-123.
ZANINI, Walter (org.). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Walther
Instituto Moreira Salles, 1983.
ZANINI, Walter. Duas décadas difíceis: 60 e 70. In: Bienal Brasil século XX.
São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994, p. 306-321.
Entrevista com Walter Zanini, in: OBRIST, Hans Ulrich. Entrevistas – volume
1 – tradução de Beatriz Horta, Diogo Henriques, Izabela Leal. Rio de Janeiro:
Cobogó-Inhotim, 2009.