A Arte Postal – ou mail art - surgiu como uma forma de assimilação e difusão de novos suportes. Desde a década de 1950, o correio foi utilizado como intercâmbio entre propostas artísticas, mas, após a década de 1970, passou a ser meio de veiculação de trabalhos e idéias, dando oportunidade para os artistas e países que estavam à margem do mercado internacional das artes. O MAC-USP recebeu inúmeras obras pela via postal nesse período, enriquecendo seu acervo com manifestações de várias partes do mundo. Entre os brasileiros, destacam-se iniciativas de artistas como Paulo Bruscky e Júlio Plaza.

No contexto de experimentação por novos suportes e linguagens, a arte postal passou a ser amplamente utilizada nos anos 1970. Desde o Grupo Fluxus, os artistas passaram cada vez mais a aproximar a arte do cotidiano e procurar realizar seus trabalhos em meios reprodutíveis e de fácil divulgação. Nesse sentido, a mail art, esteve ligada a outras práticas, como o uso do xerox. Procuravam difundir seus trabalhos sem depender das galerias e museus, principalmente nos países periféricos, excluídos tradicionalmente do circuito artístico internacional. Assim, muitos dos artistas que aderiram ao correio costumavam abordar em suas obras conteúdo político e crítico, principalmente nos países latino-americanos, em sua maioria vivendo sob o governo de rígidas ditaduras.

O MAC-USP, na época aberto aos novos suportes como a videoarte, recebeu muitas produções de arte postal, vindas de varias partes do mundo, inclusive do leste europeu. Muitos brasileiros também aderiram a essa prática, expondo seus trabalhos no museu. As exposições Prospectiva (1974) e Poéticas Visuais (1977) contaram com obras recebidas via correio, servindo de vitrine para essa nova linguagem que surgia e se disseminava ao longo da década. Como resultado, a XVI Bienal de São Paulo (1981), reconhecendo a ampla presença da arte postal, dedicou-lhe um núcleo especial, organizado pelo artista Júlio Plaza.

Carolina Amaral [bolsista]
Profa. Daisy V. M. Peccinini [coordernadora]