Phases
Grupo BOA
Irradiações de Phases no Chile
O Grupo Austral, articulado por Walter Zanini, primeiro diretor do MAC-USP e grande animador de PHASES, constitui-se em 1967 como mais um dos pólos da comunidade internacional de artistas PHASES. Entretanto, antecedente a este fato, já se esboçara um círculo inicial de PHASES, no MAC-USP, de artistas de São Paulo: Wesley Duke Lee, Bin Kondo, Fernando Odriozola e Yo Yoshitome.

Convidados por Zanini, participaram de uma das maiores mostras internacionais de PHASES no museu em junho de 1964, vinda da Argentina, para seguir depois ao Rio de Janeiro e a Belo Horizonte. Com exceção de Wesley, que se afastara em 1966, a este agrupamento vem se ajuntar duas artistas Sara Ávila e Maria Carmem, emergindo o Grupo Austral do Movimento PHASES, com a exposição dos cinco artistas, no MAC-USP, em 1967.

Até o início dos anos 1970, o Grupo Austral vem acrescido de Bernardo Cid e de Flávio-Shiró. Neste segmento do grupo, as obras destes artistas convocam a atmosfera enérgica e difusa de PHASES, onde se materializam os imaginários pessoais.

Daisy Peccinini [coordenadora]