Integrante britânico do Grupo CoBrA, o escocês William Gear une surrealismo com abstracionismo lírico. No contexto de internacionalização das artes, que se intensificou no pós - Segunda Guerra, o artista materializa a procura por novos horizontes e pelo diálogo entre as culturas, buscando a arte como linguagem universal. Ligado a diversos movimentos do período, Gear colabora para a troca de experiências entre os artistas, que caminham para o abandono da figuração.

Os primeiros anos de sua carreira são marcados por uma série de viagens, principalmente pela Europa. Passando por diversos países, Gear conhece novas culturas e internacionaliza sua obra. De Edinburgh, vai para Paris, estudando entre 1937 e 1939 no atelier do surrealista Fernand Léger, onde conhece alguns dos artistas do CoBrA. Mesmo durante a guerra, Gear continua sua jornada, passando por lugares como Oriente Médio, Alemanha, Itália, Jerusalém, Cairo, entre outros.

Em 1947, fixado em Paris, participa de inúmeras exposições, entre elas o “Salon des Surindependents” e o “Salon des Realites Nouvelles”. Ligado à revista vanguardista “Meta”, Gear conhece Karl - Otto Götz, com quem viria a ter uma grande amizade, entre outros membros do Grupo CoBrA. Participa, então, de exposições do grupo em Amsterdã e Copenhagen . Gear se consolida no CoBrA como um ponto de ligação entre a corrente surrealista e os que valorizavam o abstracionismo lírico. Suas obras deste período são de caráter não-figurativo e representam o mundo natural de forma espontânea, valorizando os processos da memória humana.

Durante toda sua trajetória, Gear demonstra o gosto pelas paisagens abstratas, tal como desenvolveram os Jovens Pintores de Tradição Francesa. Respondendo à alta tecnologia da época, resultado principalmente do desenvolvimento da industria bélica, o artista concilia mundo exterior e mundo interior através de paisagens intimistas, feitas a partir de seus processos psicológicos. A obra de Gear procura um caminho onde estão todas as nações e todos os homens, mas onde as particularidades individuais são preservadas.
esq: Abstrato Verde e Amarelo ; dir: Composição em Preto e Púrpura Home Page do Grupo CoBra