Imagens usadas na colagem, da esquerda para direita: "Chegada de Muratori", Cícero Dias, 1927; "Auto-Retrato", sd, Ismael Nery; "Sem título (cabeça de Cristo)", 1925, Antônio Gomide; ilustração de Di Cavalcanti para livro "Fantoches da meia-noite", de Monteiro Lobato; "A Negra", 1923, de Tarsila do Amaral; "Portadora de Perfume", de Brecheret; estudo de poltrona, de John Graz
 


 
SANTA CEIA, c. metade da década de 1930
terracota, 33 x 97,5 x 30,7 cm 

Neste grupo numeroso de figuras sentadas ao redor da mesa há uma movimentação inusitada produzida pela orientação de cabeças, torsos e braços em diferentes direções. Os elementos são articulados neste efeito dinâmico ondulante e sinuoso. Ainda há a anotar a expressividade maior que ressurge, não mais intencional, patética ou violenta dos anos 1919-21, mas contida e apoiando-se na forma dos olhos e das bocas entreabertas, em recesso de luz concebidas como fendas estreitas e escuras, nos rostos estreitos e alongados e na expansão maciça de volumes concisos.

A estilização das formas e a sua limpeza dos volumes resulta de influências derivadas do cubismo, do art déco e de Amedeo Modigliani, conferindo maior luminosidade às superfícies da escultura.

D. P. A. 


TRÊS GRAÇAS, início dec. de 1930 
terracota, 106,0 x 42,0 x 50,0 cm
 

As três figuras femininas, enlaçadas em círculo, são representadas respectivamente com traços de asiáticos, negróides e europeus. O tema grego recebe uma leitura contemporânea, moderna, definindo as três raças humanas, como eram consideradas num tempo em que se enfatizavam os nacionalismos. 

As formas, submetidas aos princípios do art déco, são estilizadas no sentido de volumes roliços, dilatados e lisos, recebendo recortes que formam arestas como se a superfície cilíndrica fosse secionada por planos em diagonal. Estes marcam abruptamente o torneado dos braços, quadris, pernas e pés; o vocabulário formal da composição está muito próximo ao de Lipchitz e Laurens dessa mesma época. Há um ritmo alegre e juvenil nestas mulheres interligadas. Seus rostos são lisos e enigmáticos, onde detalhes como brincos, colares e cabelos marcam preocupação decorativa de uma natureza estilizada. 

D. P. A. 


[projetos mac] [projeto mac na web] [modernismo brasileiro] [art déco] [antecedentes] [a semana] [1ª geração] [teatro] [contato]