Home Page do projeto
Procissão, 1943, óleo sobre madeira, 105.0x130.5, MAC. In: Catálogo Geral de Obras. São Paulo: MAC-USP, 1991.Procissão

1943
Óleo sobre madeira, 105.0 x 130.5 cm
Doação Francisco Matarazzo Sobrinho

Uma das características da obra em pintura de Carlos Prado é o papel de destaque que as representações de narrativas populares, urbanas ou do campo, receberam no decorrer de seu trabalho.

O assunto desta obra é uma procissão, composta por pessoas trajadas de forma simples, que se posicionam ao redor de uma imagem de Jesus Cristo. Este Cristo, ocupa o centro da tela, bem como é o centro das atenções daquelas pessoas. A cena se passa num povoamento tipicamente interiorano, organizado por casa esparsas em torno de uma pequena igreja.

Carlos Prado traz nesta obra, cuja circulação é, como ocorre com toda a produção artística, inevitavelmente metropolitana, um relato de uma forma de viver adversa ao caos que vinha se instalando nos últimos quarenta anos na cidade de São Paulo. Traz uma calma, uma estaticidade e um pequeno contingente humano, fatores há muito perdidos pela cidade que crescia ininterruptamente.

O céu nublado, o tom terra do chão -sem nenhuma árvore que lhe tire a aparência de rudeza, a simplificação dos detalhes nas figuras, conferindo a elas uma expressão que está entre a tristeza e a comoção, são elementos que enternecem toda a composição e que dão a tônica de uma religiosidade quase ingênua do cotidiano rural.

Vanessa S. Machado
(bolsista IC / FAPESP)
Profa. Dra. Daisy Peccinini
(responsável pelo projeto)

[ TOPO ]

Home Page do projeto Di Cavalcanti Antônio Gomide Flávio de Carvalho Carlos Prado