Home Page do projeto

Morreu Flávio de Carvalho, pré-hippie, profeta e visionário
Jayme Maurício
O Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 10/06/1973

Como figura humana e inconformada, Flávio de Carvalho foi a própria aventura inserida no humanismo e na cultura. Foi a própria abertura de cuca em diversos períodos e diversos saberes. Já disseram também, com muita razão, que foi um hippie antes dos hippies. Poderiam dizer ainda que foi Mary Quant, porque lançou com grande antecipação da inglesa, a minissaia; Alice Cooper, porque ele mesmo usou a minissaia.

(...)Valinhos veio depois do primeiro projeto de arquitetura moderna feito no Brasil -um projeto para o Palácio do Governo de São Paulo, em 1927 (daí a grande polêmica pioneirística com a atuação de Warchavchik). Esse projeto não foi executado; nem um outro, feito logo após, para a Embaixada Argentina no Rio. Flávio andava sempre tão à frente de seu tempo, que a maioria de seus projetos não contou com a aprovação das "autoridades competentes".

(...)Lembre-se de passagem que Flávio Leonardo de Carvalho era engenheiro -que se tinha diplomado em um colégio de jesuítas na Inglaterra, após alguns anos de estudos em Paris.
É claro que enfrentou também a polícia. Seu Teatro de Experiência, fundado em São Paulo em 1932, durou bem pouco. Seu balé Bailado do Deus Morto precipitou logo a interferência policial. Flávio Cocteau era tarado por teatro; projetou e executou cenários diversos.

(...)Aristocrata desvairado, jogou tênis com um ex-rei de Portugal e com Santos-Dumont. Flávio era neto de barões e coisas outras assim. Até a Rainha Isabel de Portugal figura em sua árvore genealógica.

(...)Embora hippie, Flávio era um drop-out. Era cavaleiro de uma Ordem muito sagrada. E membro da Academia de Ciência de Nova York, como da Sociedade Psicotécnica de Praga, e de um International Institute of Arts and Letters, que se não é de Nova York, há de ser de Londres.

(...)Foi-se mais um gigante.
Fica-nos para sempre mais um gigante.
Flavio Leonardo Cocteau Schoffer Apolinaire Quant de Carvalho -tataraneto pré-hippie da Rainha Santa.

Home Page do projeto Di Cavalcanti Antônio Gomide [em Modernismo Brasileiro] Flávio de Carvalho Carlos Prado Mapeamento [eixo SP] Clube dos Artistas Modernos Biografia do artista